Mesmo sem revelar se vão
criar aeronaves baseadas nas já existentes ou se irão desenvolver modelos
completamente do zero, é fato que a Embraer vai anunciar ao menos alguns
protótipos. Esses aviões podem ser híbrido-elétricos, 100% eletrificados,
aeronaves movidas a combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em
inglês) e hidrogênio e soluções híbridas combinando eletrificação com SAF ou
hidrogênio.
Um desses modelos que podem ser anunciados oficialmente é um turboélice que seria abastecido com SAF. Não se sabe se o combustível poderia ser óleo de cozinha, como em testes recentes da Airbus, mas é claro que o caminho a ser seguido — ao menos nessa aeronave — são os combustíveis sustentáveis. Se confirmado, esse avião atenderia rotas regionais com até 70 passageiros, com início das operações em até 5 anos.
Novo turboélice da Embraer seria abastecido com combustível sustentável.
Já com relação às aeronaves atuais dentro da linha da Embraer, como os E-Jets, a empresa segue efetuando melhorias no consumo de combustível e na conversão do abastecimento de querosene de aviação para o SAF. Os modelos E-175 E1 e E2 estão em processo de homologação para a adoção desse novo sistema que, por enquanto, ainda precisa da mistura entre os dois tipos, mas que, no futuro, pode ser 100% sustentável.
Embraer apresenta aeronave turboélice para 70 a 90 passageiros.
Vale lembrar que, além de
trabalhar com suas aeronaves de grande porte, a Embraer também efetuou mudanças
no nível de poluentes em seu funcionamento interno. Segundo o próprio CEO, a
empresa já é neutra na emissão de CO2 em seus escritórios e sedes em
todo o Brasil. Além disso, a fabricante segue desenvolvendo outros projetos de
mobilidade com foco na sustentabilidade, como os carros voadores elétricos
(eVTOLs). (yahoo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário