A substituição do medidor não
implica na cobrança de uma taxa extra e está sendo apoiada por uma ampla
campanha de informações junto aos clientes beneficiados.
A Enel Distribuição São
Paulo, concessionária de energia do grupo italiano Enel, ultrapassou a marca de
570 mil medidores inteligentes (smart meter) instalados em bairros da capital
paulista. O investimento, até o momento, foi de aproximadamente R$ 470 milhões,
dos quais cerca de R$ 145 milhões provenientes do Programa de Pesquisa e
Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A iniciativa de trocar os medidores
analógicos pela nova tecnologia de medição inteligente começou no início de
2021, com a instalação de 300 mil medidores nos bairros de Perus, Pirituba,
Freguesia do Ó e Brasilândia. A substituição do medidor não implica na cobrança
de uma taxa extra e está sendo apoiada por uma ampla campanha de informações
junto aos clientes beneficiados.
Os equipamentos permitem aos consumidores monitorar e otimizar o consumo de energia, além de permitir à distribuidora executar algumas atividades remotamente, com o objetivo constante de aprimorar a qualidade do serviço. O diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, diz que até o fim do ano a meta é atingir a marca de 650 mil medidores instalados.
“Colocamos inteligência no serviço de energia elétrica e trará comodidades ao usuário, com tarifas mais baratas, pois ele muda seus hábitos e comportamentos de consumo de acordo com metas mensais de gasto (...). Daremos o poder do consumidor fazer sua gestão de consumo de energia elétrica”, diz.
Cerca
de 46 milhões de clientes da Enel distribuídos em diversos países do mundo já
utilizam a tecnologia. Segundo o presidente do conselho de administração da
Enel, Guilherme Lencastre, a transição energética passa pela digitalização das
redes, especialmente nos grandes centros urbanos.
“A distribuidora de energia
foi concebida para comprar energia de grandes geradoras. Com as mudanças no
setor elétrico, hoje ela recebe energia renovável descentralizada de pontos que
são conectados todos os dias. Vamos evoluir para veículos elétricos que podem
receber e injetar energia. Esse futuro torna a gestão da distribuidora mais
complexa”, diz executivo.
Além de permitir o acompanhamento em tempo real do consumo de energia residencial ou empresarial, com acesso instantâneo às faturas digitais por meio de um aplicativo, a tecnologia agiliza o atendimento em casos de interrupções no fornecimento de energia. Isso ocorre devido à capacidade de verificação remota das ocorrências por equipes técnicas.
A tecnologia também agiliza o atendimento em casos de interrupções no fornecimento de energia. (valor.globo)
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