Coletivos
fazem parte do primeiro lote entregue por empresas nacionais e operado por concessionárias.
Em
mais um passo para a eletrificação da frota de transporte público, a cidade de
São Paulo recebeu 50 novos ônibus 100% elétricos a bateria que vão operar
linhas municipais. Os coletivos são fabricados no Brasil e estima-se que cada
um deixa de emitir anualmente, em média, 0,24 toneladas de óxidos de
nitrogênio, 0,002 toneladas de material particulado e 106 toneladas de CO2.
Ônibus
têm tecnologia de tração elétrica e eletrificação Eletra, carroceria Caio e
Millenium, motor elétrico e baterias WEG – todas elas empresas brasileiras. Os
chassis foram fabricados pela Mercedes-Benz e Scania em São Bernardo do Campo,
no Grande ABC, em São Paulo. Além de ter zero emissão de poluentes, os ônibus
são silenciosos, possuem ar-condicionado, wi-fi e USB para carregar celulares.
A cidade espera substituir os veículos a diesel gradativamente e chegar a 2,4 mil veículos elétricos até o final de 2024. A frota de ônibus da cidade é de 13 mil veículos. A meta da prefeitura é reduzir a emissão de gás carbônico fóssil das frotas de ônibus em 50% até 2028 e erradicação desse poluente até 2038.
Prefeitura de São Paulo entrega 50 ônibus elétricos para sua frota.
A
expectativa é que o avanço da eletrificação na maior cidade do país gere escala
para empresas fabricarem unidades para outros municípios e capitais que também
queiram avançar nesse processo.
Com
mais esses veículos, a cidade passa a contar com 25 ônibus elétricos com
capacidade para 70 passageiros, da Transwolff; 23 ônibus com capacidade para 94
passageiros, sendo 12 da Transpass e 12 da Ambiental; além de um ônibus
elétrico articulado, da Campo Belo, com capacidade para 144 pessoas.
Esses
são os concessionários que vão operar essa primeira frota de elétricos. Elas
firmaram contrato com a Enel X para a disponibilização de infraestrutura de
recarga nas garagens. A Enel X é o braço de negócios do Grupo Enel que busca
soluções para apoiar a transição energética.
É
o maior player de mobilidade elétrica da América Latina, responsável por
tecnologias instaladas em diversos países da região, com mais de 50% dos ônibus
elétricos da Colômbia e do Chile, e 20% no México.
O investimento da Enel X nesta primeira etapa do projeto é de cerca de 30 milhões de euros, o equivalente a cerca de R$ 160 milhões. A iniciativa faz parte do projeto da Prefeitura de renovação da frota de ônibus para coletivos com tecnologias menos poluentes na cidade.
Ônibus elétricos triplicam em SP
Com
os novos veículos, o número de ônibus a bateria mais do que triplica na cidade
de São Paulo, operando nas zonas Sul, Leste e Oeste, além da região central.
Segundo
o prefeito Ricardo Nunes (MDB) com a ampliação da frota de ônibus
eletrificados, o Brasil vai se equiparando a outros países que estão
eletrificando suas frotas públicas.
“Existem
vários aspectos da responsabilidade da cidade com as questões climáticas, e uma
delas é a diminuição dos gases de efeito estufa”, disse o prefeito durante o
lançamento dos veículos.
A
presidente da Eletra, Milena Romano, destacou que os ônibus elétricos foram
fabricados por empresas brasileiras, instaladas no Brasil, com tecnologia
inteiramente nacional.
“São empresas como a Eletra, mas também WEG, Caio, Mercedes-Benz e Scania, com o apoio da Enel X”, afirmou Romano.
Modelos são movidos à propulsão elétrica.
Secretário
executivo de Transporte e Mobilidade Urbana, Gilmar Miranda, afirmou que a
frota de ônibus eletrificados paulista chega a 69 veículos. O objetivo, disse
ele, é que a cidade se torne, fora da China, o maior polo de mobilidade urbana,
com ônibus movidos a energia limpa.
Em Shenzhen, cidade chinesa sede da montadora BYD, todos os ônibus que rodam na cidade são eletrificados. São 20 mil coletivos, além de 24 mil táxis elétricos e pelo menos 250 mil veículos particulares nas ruas — 25% do total de veículos da cidade — número que deve chegar a 750 mil em 2025. O resultado é que o trânsito é mais silencioso e menos poluente.
Todas as unidades são do modelo eMillennium produzidos nas versões 12.1 m (25 unidades para a Transwolff), 15 m (24 unidades, sendo 12 para a Transppass e 12 para a Ambiental) e um modelo na versão superarticulado de 21,5 m, produzido para a Campo Belo.
Desenvolvido
especificamente para chassis de propulsão elétrica, é um ônibus com tecnologia
100% nacional, com carroceria eMillennium marca Caio, sistema elétrico Eletra,
bateria Weg e toda a base para a infraestrutura de recarga e manutenção
oferecida pela Enel-X. (biodieselbr)
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