segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Frotas de transporte equipada com fotovoltaica economiza combustível

Frotas de transporte de carga equipadas com fotovoltaica para economia de combustível.

A integradora holandesa de sistemas solares fotovoltaicos IM Efficiency lançou um sistema fotovoltaico que inclui bateria e sistema de gerenciamento de energia para alimentar sistemas elétricos em caminhões e reboques de transporte. Na Europa já são 100 veículos equipados com o sistema.
A IM Efficiency, especialista holandesa em PV integrado a veículos (VIPV), desenvolveu um sistema de energia feito para frotas de caminhões de transporte de carga e reboques de transporte. Inclui painéis solares, uma bateria e um sistema de gerenciamento de energia para alimentar sistemas elétricos de 24 V a bordo, como unidades de aquecimento, ventilação e ar-condicionado (HVAC).

O interesse na solução vem aumentando, de acordo com Martijn Ildiz, CEO da IM Efficiency, que disse que 100 veículos em toda a Europa estão equipados com sua tecnologia.

“Já temos clientes recorrentes e esperamos que alguns deles também se convertam”, disse Ildiz à pv magazine. “Expusemos na IAA da Deutsche Messe em Hannover pela segunda vez. E percebemos que há uma enorme diferença no nível de interesse e vontade de se comprometer em comparação com dois anos atrás”, disse Ilidz, referindo-se à IAA Transportation, a feira bienal da indústria automotiva realizada na Alemanha.

A IM Efficiency comercializa o Solarontop na Europa como uma solução de economia de combustível. Em um estudo de caso recente, examinou o impacto do Solarontop no consumo de combustível de um reboque de transporte operado por seu cliente Van Rijnsbergen, uma empresa de transporte holandesa. Ao longo de 2.256 horas, descobriu-se que a solução solar poderia cobrir 53% das necessidades do sistema elétrico de um caminhão, reduzindo efetivamente a necessidade de manter o motor funcionando para alimentar os sistemas de bordo quando parado. O consumo de combustível foi reduzido em 1.672 litros anuais, o que se traduziu em um valor de €$ 2.675, segundo o fabricante..
Carreta refrigerada com energia solar chegou a Santa Catarina para testes.

O Solarontop pode ser instalado como um retrofit ou integrado em veículos novos. Destina-se a fabricantes de equipamentos originais automotivos (OEMs), OEMs de pós-venda, proprietários de frotas e integradores.

O sistema inclui painéis solares flexíveis de 430 W que pesam apenas 6 kg cada, emparelhados com uma bateria de lítio de 4kWh, pesando 35 kg. Também está incluído o sistema de gerenciamento de energia, desenvolvido internamente para controlar e alocar o fluxo de energia com base nas necessidades específicas de energia. Integra uma fonte de alimentação de 24V, posicionamento global por satélite e comunicação móvel 4G. Ele pode alimentar refrigeradores a bordo, portas traseiras elétricas, porta-paletes elétricos, empilhadeiras, plataformas elevatórias, HVAC, bem como pisos de carga móveis.

Os painéis solares Solarontop são feitos com células monocristalinas com 22% de eficiência fornecidas por um fabricante não revelado. Os painéis têm acabamento fosco e medem 2 m x 1 m x 3 mm. Eles são supostamente resistentes a arranhões e podem suportar lavagens e arranhões frequentes.

A IM Efficiency foi fundada em 2014. Faz parte da sede da do programa holandês SolarNL. Em maio de 2023, levantou uma rodada inicial de injeção de capital de investidores holandeses, incluindo a Brabant Development Agency (BOM), a Rockstart, um investidor internacional em estágio inicial com sede em Amsterdã, bem como investidores privados.

Um reboque de transporte Van Rijnsbergen equipado com Solarontop.

Para economizar bateria, PepsiCo instala painéis solares e baús de plástico reciclado nos caminhões

Já são 250 veículos com os painéis solares, e meta é chegar a 20% da frota eletrificada. Baús vão equipar todos os novos caminhões de entrega.

PepsiCo: iniciativas de uso de plástico reciclado e energia solar nos caminhões. (pv-magazine-brasil)

Nenhum comentário: