Frotas de transporte de carga
equipadas com fotovoltaica para economia de combustível.
O interesse na solução vem
aumentando, de acordo com Martijn Ildiz, CEO da IM Efficiency, que disse que
100 veículos em toda a Europa estão equipados com sua tecnologia.
“Já temos clientes recorrentes
e esperamos que alguns deles também se convertam”, disse Ildiz à pv magazine.
“Expusemos na IAA da Deutsche Messe em Hannover pela segunda vez. E percebemos
que há uma enorme diferença no nível de interesse e vontade de se comprometer
em comparação com dois anos atrás”, disse Ilidz, referindo-se à IAA
Transportation, a feira bienal da indústria automotiva realizada na Alemanha.
O Solarontop pode ser
instalado como um retrofit ou integrado em veículos novos. Destina-se a
fabricantes de equipamentos originais automotivos (OEMs), OEMs de pós-venda,
proprietários de frotas e integradores.
O sistema inclui painéis
solares flexíveis de 430 W que pesam apenas 6 kg cada, emparelhados com uma
bateria de lítio de 4kWh, pesando 35 kg. Também está incluído o sistema de
gerenciamento de energia, desenvolvido internamente para controlar e alocar o
fluxo de energia com base nas necessidades específicas de energia. Integra uma
fonte de alimentação de 24V, posicionamento global por satélite e comunicação
móvel 4G. Ele pode alimentar refrigeradores a bordo, portas traseiras
elétricas, porta-paletes elétricos, empilhadeiras, plataformas elevatórias,
HVAC, bem como pisos de carga móveis.
Os painéis solares Solarontop
são feitos com células monocristalinas com 22% de eficiência fornecidas por um
fabricante não revelado. Os painéis têm acabamento fosco e medem 2 m x 1 m x 3
mm. Eles são supostamente resistentes a arranhões e podem suportar lavagens e
arranhões frequentes.
A IM Efficiency foi fundada em 2014. Faz parte da sede da do programa holandês SolarNL. Em maio de 2023, levantou uma rodada inicial de injeção de capital de investidores holandeses, incluindo a Brabant Development Agency (BOM), a Rockstart, um investidor internacional em estágio inicial com sede em Amsterdã, bem como investidores privados.
Um reboque de transporte Van Rijnsbergen equipado com Solarontop.
Para economizar bateria, PepsiCo instala painéis solares e baús de plástico reciclado nos caminhões
Nenhum comentário:
Postar um comentário