sábado, 2 de julho de 2011

Eólica: estudo traça perspectivas

A fonte eólica é uma importante opção de diversificação da matriz energética em vários países. Será essa, também, uma opção no caso brasileiro? Este documento pretende trazer alguns elementos de estímulo ao debate sobre a introdução das fontes alternativas renováveis na matriz energética brasileira.
A capacidade instalada no mundo é de aproximadamente 94 GW1, com destaque para a Alemanha (22 GW) e os EUA (17 GW). O crescimento da capacidade instalada tem sido expressivo. Em 2007, foram adicionados cerca de 20 GW de capacidade eólica no mundo. Países como a China e a Índia encontram-se entre os que mais investiram no setor.
As previsões do Global Wind 2007 Report indicam que, em 2012, a capacidade instalada mundial terá de 240 GW. Essa expansão depende de forte patrocínio governamental na forma de subsídios e facilidades de financiamento.
O Brasil tem potencial eólico estimado em 143 GW (CEPEL, 2001), mas nossa capacidade instalada atual é de apenas 247 MW. São 16 plantas eólicas em operação no país, cuja capacidade corresponde a 0,23% da matriz elétrica. (ambienteenergia)

Nenhum comentário: