Avião movido a energia solar
inicia voo transatlântico
Aeronave decolou de Nova York
para perigosa travessia transatlântica de quatro dias.
Solar Impuse 2 decola de NY e
iniciou voo transatlântico.
O avião decola de Nova York
rumo ao voo transatlântico
O avião Solar Impulse 2 iniciou em
20/06/16 uma perigosa travessia transatlântica, após decolar em Nova York, na
15ª etapa de uma volta ao mundo inédita usando o sol como único combustível
para promover as energias renováveis.
Às 2h30 de Nova York (3h30 em
Brasília), o príncipe Alberto de Mônaco, onde está o centro de controle de
operações da travessia, deu autorização ao piloto suíço Bertrand Piccard para
decolar do aeroporto John F. Kennedy.
Piccard poderá ter apenas breves
momentos de sono durante as 90 horas da viagem, que deve terminar no aeroporto
espanhol de Sevilha.
"É a primeira vez que decolo do JFK", declarou em uma transmissão ao vivo feita no avião, enquanto subia para o céu escuro.
"É a primeira vez que decolo do JFK", declarou em uma transmissão ao vivo feita no avião, enquanto subia para o céu escuro.
Após quase oito horas de voo, o
piloto publicou no Twitter: "7% do voo transatlântico já concluído! #Europa,
está pronta para o regresso do #Si2 ao continente?"
Piccard, 58 anos, se alterna com o
compatriota André Borschberg, 63, no comando do Solar Impulse 2, um avião de
quatro hélices movidas pela energia fornecida por suas 17.000 células
fotovoltaicas instaladas nas asas.
"Desta vez sou eu que estou na cabine, mas voamos juntos", disse Piccard ao colega antes de entrar no avião, que só pode transportar um tripulante por vez.
"Desta vez sou eu que estou na cabine, mas voamos juntos", disse Piccard ao colega antes de entrar no avião, que só pode transportar um tripulante por vez.
Com o peso de um carro e uma
envergadura de 72 metros, a aeronave voa a uma velocidade que geralmente não
passa de 50 km/h, mas que pode dobrar com uma exposição direta ao sol.
Por ser leve (1,5 toneladas), o
Solar Impulse 2 é muito sensível às turbulências.
Atrasos e problemas técnicos
Atrasos e problemas técnicos
O avião realiza sobre o Atlântico
a 15ª etapa da sua volta ao mundo, iniciada em 9 de março de 2015 em Abu Dhabi,
nos Emirados Árabes Unidos.
Depois de pousar em Sevilha, o
Solar Impulse 2 ainda deverá concluir o último terço da viagem de 35.000
quilômetros, atravessando a Europa e o Oriente Médio até voltar ao seu ponto de
partida.
Em sua etapa mais longa, o Solar
Impulse 2 voou 118 horas de Nagoya (Japão) até a ilha americana do Havaí.
O piloto André Borschberg foi o responsável por conduzir a aeronave durante essa longa etapa, de 6.437 quilômetros, sobre o Pacífico ocidental.
O piloto André Borschberg foi o responsável por conduzir a aeronave durante essa longa etapa, de 6.437 quilômetros, sobre o Pacífico ocidental.
Até agora o avião atravessou a
Ásia (com escalas em Mascate, Ahmedabad e Varanasi, na Índia; Mandalay, na
Birmânia; Chongqing e Nankin, na China; e Nagoya, no Japão), o Pacífico (com
escala no Havaí), e os Estados Unidos (com escalas em San Francisco, Phoenix,
Tulsa, Dayton, Lehigh Valley e Nova York).
No Havaí, teve que fazer uma longa
escala técnica de quase 10 meses para consertar algumas baterias, danificadas
na primeira etapa do voo sobre o Pacífico, que durou cinco dias entre Nagoya e
a ilha americana.
Os pilotos se revezam em uma
pequena cabine despressurizada de 3,8 m3, que reúne equipamentos de
alta tecnologia, e respiram através de tanques de oxigênio.
A cabine é revestida com uma
espuma isolante que permite enfrentar as temperaturas extremas durante o voo,
que variam entre 40 e -40°C.
Solar Impulse 2, pilotado por Bertrand Piccard, decola do aeroporto Kalaeloa, no Havaí, em imagem de arquivo de 21 de abril.
Solar Impulse 2, pilotado por Bertrand Piccard, decola do aeroporto Kalaeloa, no Havaí, em imagem de arquivo de 21 de abril.
Construído na Suíça, o Solar
Impulse 2 foi levado à Abu Dhabi em janeiro de 2015 em um avião de carga.
A viagem total deveria ter durado
cinco meses, de março a agosto de 2015, mas problemas com o clima levaram a
vários atrasos entre as etapas. (yahoo)
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