Boeing e Embraer apresentam
avião para testar biocombustível
Um avião movido 100% a
biocombustível. Esta é a meta ambiciosa para um futuro próximo de duas
fabricantes de aeronaves: Boeing e Embraer. Em programa desenvolvido em
parceria entre as duas empresas, foi apresentada no Rio de Janeiro, a aeronave Embraer 170,
usando 10% de biocombustível, feito a partir da cana-de-açúcar produzido no
Brasil. O avião usa também outras tecnologias em desenvolvimento que têm o
objetivo de reduzir o consumo de combustível e as emissões.
Executivos de Boeing e
Embraer apresentaram a aeronave que vai testar o uso de biocombustível e várias
outras tecnologias em desenvolvimento. O trabalho em conjunto das pesquisas se
desenvolve no Programa de testes ecoDemonstrator da Boeing.
Mauro Kern, vice-presidente
executivo de Operações da Embraer, destacou que em 2012 as duas empresas
fecharam o primeiro acordo para cooperação no desenvolvimento de tecnologias
para aumentar a segurança da operação e a sustentabilidade. A parceria resultou
na criação de um centro de pesquisas em biocombustíveis, instalado em São José
dos Campos, em São Paulo.
Parcerias
Mauro Kern destacou que, no
caso de combustível para aeronaves, se buscam desenvolver biocombustíveis que
possam funcionar nos mesmos motores que usam o querosene de aviação, o QAV, que
é um combustível fóssil.
Sem revelar os valores
gastos nas pesquisas, o executivo disse que a meta é de no futuro se conseguir
que a aeronaves usem 100% de biocombustível. Os testes são para conseguir
mostrar que o biocombustível tem propriedades físicas e químicas compatíveis
com o combustível fóssil (QAV).
“O Brasil, pela
característica da sua natureza favorável à biocombustíveis, até pela tradição
que o Brasil tem em desenvolver tecnologias nessa linha desde os anos 70 com o
Próalcool. A aviação tem um papel relevante no desenvolvimento de soluções para
o futuro mais sustentável”, disse Kern.
As empresas iniciaram no
ano passado uma parceria para desenvolver tecnologias voltadas para reduzir o
impacto ambiental da indústria aeroespacial, em um esforço para melhorar o
desempenho da aviação com a redução das emissões.
Tintas e Tecnologias
O programa foi lançado pela
Boeing em 2011 com o objetivo de desenvolver testes de novas tecnologias que
podem reduzir o consumo de combustível, as emissões de carbono e o ruído. De
acordo com a Embraer, a aviação comercial é responsável por cerca de 2% das
emissões de carbono em todo o mundo.
Mas, mesmo assim, desde
2005 a aviação tem uma meta considerada ousada de reduzir pela metade a emissão
de gases efeito estufa até 2050, mesmo considerando o crescimento da indústria
do transporte aéreo.
Esta é a primeira vez que o
Programa ECODEMONSTRATOR será realizado no Brasil. Os executivos não quiseram
revelar o valor que está sendo gasto no desenvolvimento das novas tecnologias
que estão sendo testadas.
No Embraer 170, estão sendo
testadas, além do biocombustível, outras cinco novas tecnologias envolvendo
tintas e outros equipamentos para aumentar a segurança do voo e a performance
do avião. (biodieselbr)
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