terça-feira, 22 de novembro de 2016

Uso de ônibus com energia limpa no transporte coletivo é incerto

Ônibus movido a GNV passa por testes em Sorocaba/SP.
Embora os testes com ônibus movidos a energia limpa sejam frequentes em Sorocaba, a alteração da matriz energética dos carros que operam no transporte público do município ainda é incerta. Desde setembro/16, um ônibus movido a Gás Natural Veicular (GNV), ou biometano, da Scania, está circulando na linha Expresso e deve permanecer na cidade por cerca de 30 dias. A Urbes -- Trânsito e Transportes foi questionada sobre a possibilidade de incorporar esses veículos a frota atual, mas informou que a alteração cabe ao Consórcio Sorocaba (Consor).
O gerente de operação do Consor, Manoel Ferreira, informou que a empresa segue acompanhando o surgimento de novas tecnologias, mas ainda é necessário que mais pesquisas e avaliações sejam realizadas. "Acreditamos ser inevitável a alteração da matriz energética ou a menor dependência do diesel", disse, sem estabelecer um prazo para a mudança. O Serviço de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Sorocaba, divulgou, em nota, que "o ônibus (em teste) pode vir a fazer parte dos planos para implantação e operação do Sistema Bus Rapid Transit (BRT)".
Segundo Ferreira, os testes não se limitam às questões de investimento e custeio, pois outro fator determinante, afirma, é a confiabilidade do equipamento, justamente por se tratar de uma tecnologia nova, ainda sem resultados de como se comportará após alguns anos de uso. "Os testes práticos nos ajudam a compor um estudo." Ele afirma que outra dificuldade é que quanto mais limpo o combustível, menor será a disponibilidade da fonte energética.
Tanto a Urbes quanto a Consor foram questionadas sobre o valor de investimento necessário para a alteração da matriz energética dos ônibus utilizados no transporte público do município, porém nenhuma respondeu. O valor do ônibus que está em teste no município não foi divulgado.
Os primeiros testes começaram no município em 2014, quando um ônibus elétrico híbrido chegou a circular na cidade, também pela linha Expresso. Este carro, da empresa chinesa BYD, consome até 35% menos combustível e emite até 50% menos gases poluentes que os ônibus que circulam atualmente, porém o seu valor pode ser até cinco vezes maior do que um modelo convencional, hoje estimado em R$ 300 mil. Na época, a fabricante divulgou que estava fazendo uma série de testes no Brasil, com a intenção de avaliar o desempenho técnico e operacional em sistemas de transporte coletivo urbano. Esse tipo de veículo já circula em países como Colômbia, Estados Unidos e China.
O veículo que opera temporariamente em Sorocaba é fruto de testes realizados pela Scania em fevereiro de 2015, quando colocou para circular na cidade o modelo Citywide. Anteriormente não foi realizado transporte de passageiros, sendo utilizado apenas tonéis de água para simular o peso. Este carro, que possuía um registro especial de testes para veículos importados, segundo informou o fabricante, era capaz de reduzir as emissões de material particulado em até 85%. O atual modelo recebe um trem de força importado da Suécia, pois seu motor já atende à geração mais avançada da legislação de emissões, a Euro 6. (jornalcruzeiro)

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