Ônibus movido a GNV passa por
testes em Sorocaba/SP.
Embora
os testes com ônibus movidos a energia limpa sejam frequentes em Sorocaba, a
alteração da matriz energética dos carros que operam no transporte público do
município ainda é incerta. Desde setembro/16, um ônibus movido a Gás Natural
Veicular (GNV), ou biometano, da Scania, está circulando na linha Expresso e
deve permanecer na cidade por cerca de 30 dias. A Urbes -- Trânsito e
Transportes foi questionada sobre a possibilidade de incorporar esses veículos
a frota atual, mas informou que a alteração cabe ao Consórcio Sorocaba
(Consor).
O
gerente de operação do Consor, Manoel Ferreira, informou que a empresa segue
acompanhando o surgimento de novas tecnologias, mas ainda é necessário que mais
pesquisas e avaliações sejam realizadas. "Acreditamos ser inevitável a
alteração da matriz energética ou a menor dependência do diesel", disse,
sem estabelecer um prazo para a mudança. O Serviço de Comunicação (Secom) da
Prefeitura de Sorocaba, divulgou, em nota, que "o ônibus (em teste) pode
vir a fazer parte dos planos para implantação e operação do Sistema Bus Rapid
Transit (BRT)".
Segundo
Ferreira, os testes não se limitam às questões de investimento e custeio, pois
outro fator determinante, afirma, é a confiabilidade do equipamento, justamente
por se tratar de uma tecnologia nova, ainda sem resultados de como se
comportará após alguns anos de uso. "Os testes práticos nos ajudam a
compor um estudo." Ele afirma que outra dificuldade é que quanto mais
limpo o combustível, menor será a disponibilidade da fonte energética.
Tanto
a Urbes quanto a Consor foram questionadas sobre o valor de investimento
necessário para a alteração da matriz energética dos ônibus utilizados no
transporte público do município, porém nenhuma respondeu. O valor do ônibus que
está em teste no município não foi divulgado.
Os
primeiros testes começaram no município em 2014, quando um ônibus elétrico
híbrido chegou a circular na cidade, também pela linha Expresso. Este carro, da
empresa chinesa BYD, consome até 35% menos combustível e emite até 50% menos
gases poluentes que os ônibus que circulam atualmente, porém o seu valor pode
ser até cinco vezes maior do que um modelo convencional, hoje estimado em R$
300 mil. Na época, a fabricante divulgou que estava fazendo uma série de testes
no Brasil, com a intenção de avaliar o desempenho técnico e operacional em
sistemas de transporte coletivo urbano. Esse tipo de veículo já circula em
países como Colômbia, Estados Unidos e China.
O
veículo que opera temporariamente em Sorocaba é fruto de testes realizados pela
Scania em fevereiro de 2015, quando colocou para circular na cidade o modelo
Citywide. Anteriormente não foi realizado transporte de passageiros, sendo
utilizado apenas tonéis de água para simular o peso. Este carro, que possuía um
registro especial de testes para veículos importados, segundo informou o
fabricante, era capaz de reduzir as emissões de material particulado em até
85%. O atual modelo recebe um trem de força importado da Suécia, pois seu motor
já atende à geração mais avançada da legislação de emissões, a Euro 6. (jornalcruzeiro)
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