sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Cientistas convertem poluição em etanol

Cientistas descobrem como converter poluição em etanol.
Estudiosos americanos fizeram descoberta por acaso analisando um catalisador.
Ficou curioso?
Cientistas descobrem por acidente como converter poluição em combustível
Algumas das melhores descobertas científicas da história foram feitas devido a algum erro. Alexander Fleming descobriu a penicilina após se esquecer de vigiar algumas culturas de bactérias. Percy Spencer inventou os micro-ondas sem querer, quando descobriu que, ao trabalhar com um magnéton, a barra de chocolate em seu bolso derreteu. O Viagra foi desenvolvido durante o estudo de um medicamento para angina.
A lista de descobertas acidentais será engrossada por um achado que pode resolver um dos maiores problemas que o mundo enfrenta hoje. Um grupo de cientistas americanos descobriu sem querer um catalizador que converte dióxido de carbono em etanol. Ou seja, é possível converter poluição em combustível.

“Nós descobrimos isso por acidente”, garante Adam Rondinone, do Departamento Estadual de Energia, e cientista do laboratório de Oak Ridge (EUA), onde esse incrível progresso científico foi feito.
“Estávamos tentando dar o primeiro passo para conseguir uma reação química quando encontramos um catalisador que fez todo o trabalho sozinho”, explica Rondinone em um comunicado de imprensa.
O catalisador é composto de carbono, cobre e nitrogênio e quando recebe uma carga de 1,2 volts, converte uma mistura de água e dióxido de carbono em uma solução composta por 63% de etanol. Ou seja, o processo reverte a combustão com pouca energia e obtém uma quantidade notável de combustível.

O etanol é um composto químico presente em bebidas alcoólicas, que também é usado para criar combustível automotivo. Sendo assim, essa descoberta pode representar uma economia de milhões de euros por ano. Além disso, essa notícia é melhor ainda para o ambiente, já que reciclaria um dos poluentes mais presentes na Terra.
Não é a primeira vez que um grupo de cientistas tenta converter o CO2. Na Islândia, há um projeto para converter esta substância em uma pedra e enterrá-la, de modo que ela não contamine o meio ambiente (o CO2 em estado sólido praticamente não causa danos ao meio ambiente). (yahoo)

Nenhum comentário: