domingo, 20 de maio de 2018

Empresas estão despreparadas para nova economia energética

Empresas estão despreparadas para nova economia energética revela pesquisa da Schneider electric.
Pesquisa da Schneider Electric revela que empresas estão despreparadas para a nova economia energética.
Estudo realizado com 236 empresas mostra que as organizações se sentem prontas para competir no mercado energético em evolução; mas a prática não reflete essa percepção.
Um novo estudo divulgado pela Schneider Electric, líder global na transformação digital em gestão de energia elétrica e automação, revela que a maioria das organizações se sente preparada para um futuro descentralizado, descarbonizado e digitalizado, mas muitas não têm tomado as medidas necessárias para integrar e promover seus programas de energia e sustentabilidade.
Essa falsa sensação de segurança pode ser atribuída à constatação de que a maioria das empresas ainda adota abordagens bastante convencionais para gerenciamento de energia e ação climática. E os desafios da inovação são ainda mais complicados por conta da coordenação limitada entre os departamentos de compras, operações e sustentabilidade, bem como a coleta e o compartilhamento ineficientes de dados.
81% das empresas fizeram upgrades ou planejamentos de eficiência energética, mas 30% ou menos têm considerado novas oportunidades de energia, como microgrids e resposta à demanda.
De acordo com a pesquisa, das quase 240 grandes empresas (US$ 100 milhões em receita ou mais) de todo o mundo, 85% disseram estar agindo nos próximos três anos para manter seus planos de redução de carbono a níveis competitivos. Mas os projetos que foram iniciados ou estão em desenvolvimento se inclinam fortemente para a conservação de energia, água e resíduos. Fora as energias renováveis, poucas organizações estão implementando estratégias e tecnologias mais avançadas para gerenciar energia e emissões.
As principais descobertas revelam que:
- 81% dos entrevistados têm feito melhorias ou planos de eficiência energética para os próximos dois anos; 75% estão trabalhando para reduzir o consumo e o desperdício de água.
- 51% completaram ou estão planejando projetos de energia renovável.
- Apenas 30% implementaram ou estão planejando ativamente o uso de armazenamento de energia, microgrids, calor e energia combinados - ou alguma mistura de tecnologias.
- Somente 23% têm estratégias de resposta à demanda ou planejam tê-las no curto prazo.
“Estamos no meio de uma grande ruptura na forma como a energia é consumida e produzida”, diz Jean-Pascal Tricoire, CEO da Schneider Electric. “O foco quase universal na conservação é positivo. No entanto, ser um consumidor consciente é apenas uma parte do que é necessário para sobreviver e prosperar. As empresas precisam se preparar para serem participantes ativas do setor de energia, apoiando a produção de energia e interagindo com todos os participantes da cadeia. Aqueles que não conseguirem agir agora serão deixados para trás”, completa.
A primeira barreira em direção ao progresso pode ser o alinhamento interno. 61% dos entrevistados disseram que as decisões de energia e sustentabilidade de sua organização não estão bem coordenadas com as equipes e departamentos relevantes, especialmente nos setores da Indústria e Bens de Consumo. Além disso, o mesmo número de entrevistados disse que a falta de colaboração é um desafio.
O gerenciamento de dados foi citado como outro obstáculo para a gestão integrada de energia e carbono. 45% dos respondentes afirmaram que os dados organizacionais são altamente descentralizados, tratados a nível local ou regional. E entre as pessoas que identificaram "ferramentas/métricas insuficientes para compartilhamento de dados e avaliação de projetos" como um desafio, 65% gerenciam dados a nível local, regional ou nacional - não global.
Líder de serviços gerenciados em nuvem, a britânica Iomart é um exemplo de empresa que aplica uma abordagem integrada, baseada em dados. A empresa trabalha para coordenar eficiência energética e gerenciamento ambiental em toda a rede de Data Centers que possui e opera no Reino Unido.
"Obter dados e inteligência acionável é essencial", aponta Neil Johnston, diretor de operações técnicas da Iomart. "Mas o que acontece depois que você tem a informação também é importante. Nossas equipes de compras, energia e sustentabilidade comparam os dados e desenvolvem estratégias compartilhadas para gerenciar o consumo e as emissões e reduzir os custos. Essa colaboração gerou economias significativas para o negócio e nos ajudou a obter a certificação ISO 50001 e cumprir os requisitos do Compromisso de Redução de Carbono".
A pesquisa também aponta para o progresso em várias áreas
Mais de 50% das empresas entrevistadas iniciaram projetos de energia renovável ou planejam fazê-lo nos próximos dois anos. Os setores de Saúde (64%) e Bens de Consumo (58%) saíram na frente. Além disso, a liderança e os executivos têm um alto grau de envolvimento nesses e outros programas focados em sustentabilidade. 74% disseram que os membros da liderança revisam ou aprovam iniciativas renováveis e de sustentabilidade, por exemplo, indicando que este trabalho é visto como uma prioridade estratégica.
E enquanto o ROI é a referência óbvia para as iniciativas de energia e sustentabilidade, as empresas estão começando a ter uma visão mais ampla e abrangente dos investimentos. Por exemplo, mais da metade dos entrevistados disseram que o impacto ambiental é levado em conta no processo de avaliação. O risco organizacional (39%) é outra consideração importante.
O estudo foi realizado pela GreenBiz Research para identificar como as empresas desenvolvem estratégias ambientais e de energia, coletam e compartilham dados e coordenam os departamentos - uma prática conhecida como Active Energy Management (Gestão Ativa de Energia, em tradução livre).
Os participantes incluem profissionais responsáveis pelo gerenciamento de energia e sustentabilidade, de membros da diretoria até indivíduos. As empresas pesquisadas representam 11 segmentos principais, incluindo Bens de Consumo, Energia/Utilities, Finanças, Indústria, Saúde e Tecnologia. Os resultados de qualquer amostra estão sujeitos a variação.
Sobre a Schneider Electric
A Schneider Electric lidera a Transformação Digital em Gestão de Energia Elétrica e Automação em Residências, Edifícios, Data Centers, Infraestrutura e Indústrias. Com presença global em mais de 100 países, a Schneider é líder absoluta em Gestão de Energia em Média e Baixa tensão, Energia Segura e em Sistemas de Automação. Fornecemos soluções integradas para eficiência, que combinam energia, automação e software. Em nosso Ecossistema global, colaboramos com a maior comunidade de Parceiros, Integradores e Desenvolvedores em nossa Plataforma Aberta, para entregar controle e eficiência operacional em tempo real. Acreditamos que Pessoas Talentosas fazem da Schneider Electric uma grande Empresa, e que nosso comprometimento com a Inovação, Diversidade e Sustentabilidade garante que “Life is On” seja realidade em todos os lugares, para todas as pessoas, em todos os momentos. (segs)

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