sábado, 26 de maio de 2018

Equipamentos de irrigação sustentável é aposta no agronegócio

Fabricantes de equipamentos de irrigação apresentaram máquinas inovadoras para o desenvolvimento sustentável do agronegócio, durante a Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow), que terminou dia 04/05/2018 em Ribeirão Preto (SP).
A empresa gaúcha Fockink, desenvolveu um sistema integrado para pivôs funcionarem 24 horas, em áreas de até 250 hectares, com mais vida útil e eficiência energética.
A máquina, que deve começar a ser instalada em fazendas do Mato Grosso a partir do segundo semestre, utiliza a energia gerada por painéis fotovoltaicos ou biomassa, nos momentos sem luz. A economia é de 50% em energia, segundo o fabricante.
A Valley apresentou um novo projeto de comercialização de energia solar aplicada nos pivôs de irrigação. O sistema de captação de energia renovável representa uma solução que minimiza os elevados custos com energia.
O produtor geralmente estuda dois ou três anos antes de colocar o primeiro pivô na fazenda.
“São dois sistemas que permitem aplicações diferentes da energia: o on-grid, ligado diretamente à rede, e o off-grid, completamente independente da rede. No primeiro, a placa de captação da energia solar é ligada à rede elétrica existente, compensando o consumo com a energia que já é consumida”, explica Vinícius Melo, gerente de engenharia da Valley.
Em relação a controle e gestão do processo de irrigação, a empresa israelense Netafim, que atua em mais de 110 países, apresentou o NetBeat, um equipamento que recebe os dados enviados pelos sensores instalados no campo, transforma em sinais de rádio e armazena junto com dados agronômicos sobre irrigação. O equipamento será comercializado a partir do próximo semestre.
A Irrigabrasil, de Pinhais (PR), mostra a barra irrigadora, que substitui o aspersor-canhão, trabalhando com baixa pressão e maior eficiência na aplicação, tanto para hortaliças, quanto para cana.
Já a empresa de Barueri (SP), Irrigabras, apostou na eficiência e alta resistência de seus equipamentos que podem ser controlados à distância pela internet. (organicsnewsbrasil)

Nenhum comentário: