segunda-feira, 14 de maio de 2018

Qual a relação entre pele de tubarão e aviões mais rápidos?

Pele de tubarão e aviões mais rápidos? Veja qual é a relação.
O tubarão-marinho pode mover-se a mais de 97 km/h através da água. Essa habilidade do tubarão tem muito a ver com sua pele estranha e dentária.
Uma nova descoberta que desenha os mistérios da pele de tubarão pode ter implicações para a velocidade e a eficiência de mais do que apenas tubarões – também pode mudar a forma como construímos aviões, drones e turbinas eólicas.
Embora a pele do tubarão pareça suave, na verdade é coberta por pequenas escamas dentárias chamadas denticles.

A maioria dos cientistas debateu como a pele do tubarão poderia ajudá-lo a diminuir o arrasto, mas uma nova descoberta, identificada pelos pesquisadores da Universidade de Harvard, focada em como a pele do tubarão aumenta especificamente o que é chamado de “elevador”, que é cientificamente conhecido como “força normal”.
Uma visão de perto dos denticles do tubarão do tubarão usando um microscópio eletrônico
A maneira como esses dentes – Como estruturas na pele de tubarão, reduz o arrasto tem sido debatido há décadas.
“No entanto, o que as pessoas estão lutando para explicar é o papel dessas estruturas”, disse à Newsweek Mehdi Saadat, colega de pós-graduação em Harvard e co-primeiro autor de um novo estudo.
August Domel, Ph.D. estudante de Harvard e co-primeiro autor do estudo, disse à Newsweek que ele estava quase surpreso que ninguém já havia estudado como as propriedades da pele do tubarão aumentam o elevador, que é o processo que é entendido para ajudar os tubarões a avançar pela água.
Muito da nossa compreensão da pele do tubarão se concentra em como ele reduz o arrasto para os tubarões. “Isso é o que nos inspirou a pensar, há mais na história?”, Ele disse.
O estudo publicado no Journal of the Royal Society Interface, revelou que o design dentário específico da pele do tubarão simultaneamente aumenta o levantamento e diminui o arrasto!
O elevador que a pele do tubarão forneceu tinha sido previamente subestimado. Domel, Saadat e outros colegas que trabalham no laboratório do professor de biologia de Harvard, George Lauder, utilizaram a impressão em 3D para recriar a forma de denticas de tubarão de favela em um perfil aerodinâmico.
Achando o uso dessa descoberta
Eles então testaram a aerodinâmica de 20 tipos de design de dentição em perfis de ar dentro de um tanque de fluxo de água.
Os desenhos inspirados em denticor de tubarões que eles testaram são chamados de “geradores de vórtices”, que geralmente são fixados no topo de carros ou aviões para aumentar a aerodinâmica.
Eles descobriram que este projeto de gerador de vórtice específico melhorou a razão de elevação para arrasto em 323% – indicando um aumento significativo na elevação e redução no arrasto.
“Esta coisa de elevação de melhoria é um conceito muito novo, usando as denticas de tubarão. Ninguém realmente mostrou isso antes”, disse Domel. “Mesmo uma criatura do mar como um tubarão, você pode se inspirar nas pequenas e pequenas denticles sobre elas para usar em aplicações em dispositivos aéreos artificiais. Eu acho fascinante o quão bem essas coisas funcionam”.
Uma equipe de biólogos e engenheiros evolucionistas em Harvard, demonstrou uma nova estrutura inspirada em tubarões que poderia melhorar a performance aerodinâmica de aviões, turbinas eólicas, drones e carros.
Melhorar os dispositivos aerodinâmicos produzidos pelo homem diminuirá o uso de combustível e aumentará a eficiência. Em suma: se os dispositivos podem mover-se através do ar ou mesmo da água das forças naturais com mais facilidade, é necessária menos energia.
O material inspirado na natureza é apenas uma parte do quebra-cabeça, observou Mehdi Saadat, colega pós-doutorado em Harvard e outro co-primeiro autor do estudo. “Não podemos afirmar que: Oh, resolvi o problema dentário na pele dos tubarões”, disse Saadat. “Mas a sua aplicação, que está nos veículos aéreos e [no] aeroespacial, é muito real. A prova do conceito é sólida”. (realidadesimulada)

Nenhum comentário: