Área de P&D + I da
companhia exibiu protótipo de veículo híbrido em evento internacional de
eletromobilidade.
Ônibus Híbrido
Elétrico-Hidrogênio.
Um ônibus movido a
eletricidade e etanol. Esse é o novo projeto de mobilidade urbana de Furnas,
que inclui outros dois veículos já desenvolvidos em parceria com a COPPE UFRJ:
um movido a eletricidade e hidrogênio e outro 100% a energia elétrica.
A apresentação do protótipo
de veículo híbrido aconteceu dia 09/05/18 em Brasília, durante o seminário
internacional de Eletromobilidade Aplicada ao Transporte Público por Ônibus:
Desafios, Benefícios e Oportunidades. Na ocasião, o Diretor de Novos Negócios e
de Participações de Furnas, Claudio Semprine, comentou sobre as pretensões da
companhia. “O maior desafio de Furnas é o desenvolvimento tecnológico. Nascemos
para fomentar a tecnologia no país”, afirmou.
O evento foi uma iniciativa
dos ministérios das Cidades e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços
(MDIC), com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da
Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit. O objetivo é ampliar e
fortalecer conhecimentos, além de aprimorar a capacidade técnica para
compartilhar soluções em eletromobilidade nas cidades.
Segundo a empresa, o custo
inicial do projeto foi de R$ 1,5 milhão e um dos diferenciais deste ônibus é a
condição do sistema de passar da etapa inicial (cabeça de série) para tornar-se
um lote pioneiro (pronto para circulação), com produção em escala.
“Hoje acreditamos que o
veículo híbrido a etanol teria capacidade de quebrar o paradigma e entrar no
mercado. Um fator facilitador é que a cadeia produtiva do etanol já existe e
está consolidada”, explicou Nelson de Araújo dos Santos, gerente de Pesquisa,
Desenvolvimento e Inovação de Furnas.
O ônibus possui 13 metros,
piso totalmente baixo, ar-condicionado e três portas para corredor expresso,
além de suspensão a ar e autonomia de 400 km para um ciclo urbano. A capacidade
de abastecimento de 300 litros de etanol, com conexão bidirecional à rede
elétrica, também reforça o conceito do protótipo, que permitirá boas
performances com autonomia.
Além desta apresentação, os
representantes de Furnas detalharam outros projetos da companhia regulados pela
Aneel e relacionados ao tema mobilidade, ambos com tração elétrica: o
PD-0394-1250 de 2012, sobre o desenvolvimento e testes de ônibus urbanos, e o
PD-0394-1249, também de 2012, sobre Desenvolvimento e Testes de Embarcações.
Outros dois veículos, também
concebidos pelo Laboratório de Hidrogênio da Coppe, da Universidade Federal do
Rio de Janeiro (UFRJ) já tinham sido apresentados: o ônibus movido a
eletricidade e hidrogênio, que circula no campus da Universidade Federal do Rio
de Janeiro, e o ônibus 100% elétrico, já pronto, com previsão de início de
testes com passageiros também na universidade. (canalenergia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário