quarta-feira, 30 de maio de 2018

Volvo participa de projeto em ônibus elétrico autônomo

Volvo confirma participação em projeto de ônibus elétrico autônomo.
ABB irá alimentar o projeto de ônibus elétrico autônomo de Singapura.


Volvo-7900-Electric. Um dos ônibus elétricos autônomos.
A líder mundial em mobilidade elétrica fornece carregadores rápidos para estratégia inovadora de ônibus elétrico sem motorista.
A ABB está novamente destacando seu papel de liderança em soluções globais de transporte sustentável, com um novo projeto em parceria com a Volvo Buses e a Universidade Tecnológica Nanyang (NTU), em Singapura. A ABB fornecerá os seus Carregadores de Veículos Pesados (HVC) 300P de última geração para esse projeto, que entregará à ilha, no início de 2019, dois ônibus elétricos de condução autônoma.
Com esse projeto, a ABB está dando mais um passo para a mobilidade sustentável, poucos dias após anunciar o patrocínio principal da primeira categoria mundial de esporte automobilístico internacional totalmente elétrico da FIA.
O sistema de carregamento rápido HVC 300P fornece 300 kW de potência CC e recarrega uma bateria de três a seis minutos. Ele está baseado em OppCharge, uma interface aberta para carregamento CC de ônibus elétrico, já em uso em Singapura e na região Ásia-Pacífico. Usando um pantógrafo acoplado na infraestrutura do terminal de carregamento, o sistema permite que os ônibus sejam carregados no final da linha, sem afetar a operação normal da rota.
O sistema irá carregar dois ônibus totalmente elétricos, modelo Volvo 7900 Electric, com 12 metros, e a Volvo e NTU construirão a solução de condução autônoma na plataforma da Volvo. Essa é a primeira aplicação autônoma da Volvo em transporte público, após sucesso em tecnologia autônoma em operações de mineração, pedreira e coleta de resíduos.
Como Håkan Agnevall, Presidente da Volvo Buses, explicou: “Temos observado um interesse crescente em veículos autônomos e elétricos em cidades de todo o mundo. Junto com a NTU, uma das principais universidades mundiais em tecnologia, a ABB e o SMRT – o principal fornecedor de transporte terrestre multimodal de Singapura – agora temos a possibilidade de testar diversas soluções sob condições realistas, em uma importante cidade que tem altas ambições para o seu transporte público”.
Um dos ônibus elétricos autônomos será usado no Centro de Excelência para Teste e Pesquisa de Veículos Autônomos (CETRAN) – a nova e avançada instalação de testes de Singapura – onde pesquisadores testarão as novas funções e estudarão como os ônibus interagem com outros condutores. O segundo ônibus será usado para testes nos terminais de ônibus, em parceria com o SMRT. O objetivo do projeto é permitir que os futuros ônibus autônomos carreguem suas baterias, dirijam para a lavagem e estacionamento– de forma totalmente autônoma.
A Universidade Tecnológica de Nanyang estima que veículos elétricos poderiam constituir até 50% da frota motorizada de Singapura até 2050, e estamos orgulhosos de estar ajudando a tornar essa visão uma realidade.
Tarak Mehta, presidente da divisão de produtos de eletrificação da ABB disse: “A ABB tem estado há muito tempo na vanguarda do desenvolvimento de soluções mais sustentáveis. Com esse projeto, reafirmamos a nossa intenção de desenvolver o setor de Veículos Elétricos na região Ásia-Pacífico. Nossos sistemas de carregamento elétrico de alta qualidade, combinados com a nossa plataforma ABB Ability™ de conexão baseada na nuvem, estão abrindo o caminho para que os veículos se tornem mais limpos, eficientes e rentáveis do que nunca”.
A ABB irá entregar o primeiro dos dois carregadores rápidos HVC 300P ao final de 2018, quando o empreendimento cooperativo entre a Volvo Buses e a NTU estiver em andamento. Os ônibus elétricos autônomos serão entregues no início de 2019. Até agora, a ABB vendeu ao redor do mundo mais de 6.000 carregadores rápidos CC conectados à nuvem para passageiros de automóveis e de veículos comerciais. A ABB agora também se uniu com a Fórmula E – a primeira categoria mundial de esporte automobilístico internacional totalmente elétrico da FIA, como parte de sua motivação contínua para promover a mobilidade sustentável (Assessoria de Comunicação, 16/1/18). (brasilagro)

Nenhum comentário: