Energia solar é vantagem para pequenos negócios no
Brasil, mas esbarra em falta de informação.
Painéis
de uso comercial.
Uma
pesquisa inédita realizada no Brasil mostrou que a energia solar é uma solução
ideal para micro e pequenas empresas brasileiras, mas a falta de conhecimento
sobre a tecnologia e o mercado ainda é uma barreira a ser vencida.
Intitulado
“Energia Solar Fotovoltaica e os Pequenos Negócios”, o estudo é fruto da
parceria entre o Centro SEBRAE de Sustentabilidade (CSS), a Associação
Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) e a Fundação Seade.
Foram
3.199 micros e pequenos empresários entrevistados em de todo o país, sendo que
apenas 0,1% deles já possuem empresas sustentáveis com energia solar
fotovoltaica.
Mais
espantoso, porém, são os 90,8% desses empreendedores que possuem pouco ou
nenhum conhecimento sobre essa tecnologia que já proporciona redução de até 95%
na conta de luz para mais de 100 mil brasileiros.
Atuantes
no segmento de geração distribuída, criado em 2012 pela ANEEL (Agência Nacional
de Energia Elétrica), esses consumidores utilizam a luz do sol como fonte
elétrica de seus geradores conectados à rede e realizam a troca da energia com
a sua distribuidora.
Das
empresas entrevistadas e que já fazem uso da energia solar, praticamente todas
elas afirmaram ter obtido resultados positivos com a tecnologia, sendo que
83,9% conseguiram redução nas faturas de energia.
A
falta de recurso financeiro para a instalação do sistema foi o principal motivo
apontado por 41,5% dos empresários que ainda não geram sua energia, sinal que
muitos desconhecem as mais de 70 linhas de financiamento para energia solar
oferecidas hoje no país.
A
vontade, no entanto, existe. Mais da metade dos entrevistados pretende investir
na autogeração solar nos próximos dois anos e, entre os que já utilizam, 47,5%
confirmaram o desejo de expandir seu sistema (e benefícios) nesse período.
Segundo
seus realizadores, a pesquisa foi capaz de mostrar os dois maiores desafios da
energia solar para micro e pequenas empresas no Brasil hoje: mais conhecimentos
acerca da tecnologia e suas vantagens e maior facilidade de acesso ao crédito
para implantação do sistema.
Empreender
no mercado de energia solar no Brasil é negócio do ano.
Com
o alto potencial da fonte solar em nosso país tropical, aliado as contas de luz
cada vez mais caras e um modelo de negócio ainda pouco explorado, o mercado de
energia solar no Brasil apresenta as maiores chances para quem busca sucesso
profissional e financeiro. (ecodebate)
Nenhum comentário:
Postar um comentário