Modernização do setor e
avanço das fontes solar e eólica são os campos de atuação que devem promover a expansão
da empresa no segmento no Brasil.
A Honeywell, empresa
norte-americana que está no Brasil desde 1958, aposta em um mercado em franca
expansão por aqui para crescer. O aumento das renováveis variáveis apresenta-se
como um nicho de negócio para a companhia que vem apresentando um desempenho
classificado como “em franca expansão”. A afirmação é de Willian Louzavio,
diretor de marketing da Honeywell Materiais de Performance e Tecnologias (PMT)
para a América Latina.
O
executivo diz que o foco da empresa no segmento de energia elétrica está no
fornecimento de controles e automação dos sistemas. A companhia ainda lista
como de interesse o fornecimento de medidores e armazenamento de energia. Por
esse motivo mostra-se confiante diante do processo de modernização do setor
elétrico já que com mais ativos distribuídos pelo país a necessidade de mais
controle aumenta. Ainda mais nas fontes chamadas de não despacháveis,
notadamente a eólica e a solar.
“Temos investido pesado para
apoiar esses setores com soluções para esses mercados, é necessário controlar,
entender e gerenciar esses ativos, pois estão espalhados pelo país em grandes
áreas e essa operação precisa ser eficiente, é onde entra a tecnologia”,
destacou ele.
A Honeywell não divulga
números de vendas ou projetos em que está envolvida, mas dá essa sinalização de
que os projetos renováveis devem ser os direcionadores da presença da empresa
no segmento elétrico. Pois, lembra o executivo, a fonte hídrica já está
estabelecida e não demanda tanto novas soluções quando comparado às novas
renováveis. Apesar disso, ressaltou ele, a companhia atua tanto em UHEs quanto
em térmicas, uma vez que seus
produtos são aplicados para controle e automação, bem como medição em grandes
consumidores industriais.
Os próximos anos deverão ser
promissores uma vez que a agenda ESG vem avançando e a energia renovável está
inserida na transição energética para conter o aumento da temperatura média
global. Louzavio, que esteve no Forum Net Zero, promovido pela empresa em
parceria com a Amcham-SP, destacou que cada vez mais as soluções de
automatização e controle estão sendo mais relevantes no mercado. Por isso a
aposta no crescimento desse segmento em paralelo com o avanço da plataforma
Experion da empresa, que permite a integração desses dados e informações, ainda
mais em um país com distâncias continentais quanto o Brasil. (canalenergia)
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