sábado, 6 de agosto de 2022

Carro elétrico acessível e ecológico

Mais acessível e ecológico, esse carro elétrico promete acabar com voos de curtas distâncias.

Designers britânicos projetam carro elétrico e autônomo que emite só 2% do CO2 lançado na atmosfera em uma viagem de avião de trechos curtos.
Embora sejam rápidos, voos de curta distância, como a ponte aérea entre São Paulo e Rio de Janeiro, emitem uma grande quantidade de CO2, que chega a ser o dobro do que um carro médio produz em uma viagem. Buscando uma solução ecológica (e acessível), designers britânicos desenvolveram um carro elétrico que promete substituir esse segmento do transporte aéreo.

Dotado de um visual que lembra um carro de brinquedo, o Budget Air Car é um conceito desenvolvido pela Car Design Research (CDR), agência britânica de design em mobilidade futura. Ele comporta até seis passageiros em três fileiras, tem direção autônoma e propulsão elétrica.

Designers criaram os carros elétricos já com os logotipos das companhias aéreas.

A grande ideia por trás do seu desenvolvimento está no baixíssimo nível de emissão de CO2. Cada pessoa produziria cerca de 5 CO2 g/km. Isto é, apenas 2% dos 250 CO2 g/km que a mesma pessoa iria produzir caso realizasse o mesmo trajeto de avião.

Dessa forma, um passageiro poderia fazer 50 viagens de carro com o mesmo impacto ambiental que uma viagem de avião da mesma distância.

Veículo autônomo e elétrico comporta seis pessoas em três fileiras.

De acordo com a CDR, como o foco do Budget Air Car é a eficiência, o trem de força elétrico seria desenvolvido para viagens de longa distância. Assim, o projeto priorizaria a autonomia ante a performance.

Para comportar até seis pessoas alocadas em três fileiras, o carro - ainda tratado apenas como um conceito digital - deverá ter 5 metros de comprimento, 1,8 m de largura e 1,5 m de altura.

Conceito tem comprimento semelhante ao Tesla Model X e Volvo XC90.

Países de Europa vão restringir voos de curta distância

Cerca de 80% dos voos do continente europeu são feitos em trechos de curta distância. Como uma forma de mitigar o CO2 emitido nessas viagens, alguns países da Europa já estão restringindo voos deste tipo.

Em 2021, o parlamento francês votou por proibir voos internos curtos quando houvesse uma alternativa ferroviária e a viagem nessa modalidade durasse até 2h30.

Já o governo austríaco decidiu extinguir a principal rota de voo interna, entre a capital Viena e a cidade de Salzburg. Agora, o trajeto é feito de trem e leva cerca de três horas. (globo)

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