A
Vivo, em parceria com o Grupo Gera, inaugura duas usinas solares no modelo de
geração distribuída, nos municípios de Itabaiana e Lagarto (SE). Juntas, elas
irão produzir 860 MWh/ano e abastecer 280 unidades consumidoras da empresa na
região.
Segundo a Vivo, a iniciativa
faz parte de um projeto para implantar 85 usinas de fontes solar, hídrica e de
biogás, em todo o Brasil, sendo que delas 33 já estão em operação. Para o
Nordeste, estão previstas 13 usinas, sete delas já em funcionamento,
considerando os novos lançamentos.
Além de contribuir com o meio ambiente por ser renovável e de baixo impacto, a geração distribuída contribui para aliviar o sistema de distribuição e reduz custos, ineficiências e perdas na transmissão. Benefícios para as pessoas, para as empresas e para o planeta, pois a energia renovável também contribui para a redução das emissões de CO2 e ajuda a conter o aquecimento global, que gera mudanças climáticas e desequilíbrio ambiental.
No modelo de geração distribuída, a energia produzida nas usinas é injetada na rede da concessionária local, neste caso, a Energisa SE, e se transforma em créditos para o uso da empresa consumidora.
A Vivo pretende expandir o
modelo de GD para todo o Brasil e com isso contribuir para mudar a matriz
energética, uma vez que as usinas em GD serão 61% de fonte solar, 30% de fonte
hídrica (pequenas hidrelétricas), e 9% de biogás. Em sua totalidade, irão
produzir mais de 711 mil MWh/ano, energia suficiente para abastecer uma cidade
com até 320 mil habitantes.
Vale destacar que os programas de eficiência energética da Vivo já resultaram em 62,38 GWh de economia só em 2021. Signatária de acordos e instituições que promovem o consumo limpo e consciente de energia, como o RE100 (companhias comprometidas a atingir 100% de energia renovável no seu consumo para operações), a empresa tem olhar voltado para o futuro. Segue o desafio ambiental do grupo Telefônica de reduzir em 90% o consumo de energia por unidade de tráfego até 2025, na comparação com 2015 e permanecer com 100% de eletricidade gerada a partir de fontes renováveis.
A Vivo telecomunicações começa a investir no setor de energias renováveis e irá inaugurar usinas fotovoltaicas no estado de Sergipe. As unidades energéticas instaladas em Lagarto e Itabaiana atenderão 280 unidades consumidoras da empresa e trazer benefícios socioambientais para muitas famílias carentes de energia elétrica. (canalenergia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário