terça-feira, 2 de agosto de 2022

Vestas testa navio movido a hidrogênio verde

Programa poderá contribuir para a redução das emissões de carbono das operações offshore da Vestas.
A Vestas em parceria com a Windcat Workboats lança um programa para explorar como o primeiro navio de transferência de tripulação (CTV, em inglês) movido a hidrogênio verde do mundo pode contribuir para a redução das emissões de carbono de suas operações offshore. A solução será lançada em 15 de julho e é parte de um programa piloto no parque eólico Norther no Mar do Norte belga.

Em execução até o final de 2022, o programa irá oferecer a oportunidade para a Vestas explorar as abordagens mais escaláveis para incorporar esse hidrocarboneto em sua configuração operacional. O objetivo do teste será coletar informações sobre as oportunidades e limitações das embarcações movidas a hidrogênio verde nas operações diárias.

Por meio do teste, a Vestas visa amadurecer um caminho para o hidrogênio verde em suas operações offshore, que pode ser aproveitado quando ele atingir o nível de maturidade necessário. “A Vestas está ansiosa para testar seu potencial para reduzir as emissões de nossas operações de serviço. A aplicação mais ampla de tecnologias de descarbonização só poderá progredir com o apoio de líderes do setor e é por isso que a Vestas tem orgulho de conduzir esse piloto”, disse o vice-presidente executivo de Serviços da Vestas, Christian Venderby.

O CTV é alimentado por uma solução bicombustível, movida a hidrogênio combinado à gasóleo marítimo. O hidrogênio combustível não contém carbono, o que mostra o potencial de reduzir significativamente as emissões de CO2 e com a mesma potência.

E o novo CTV tem potencial para deixar de emitir 158 toneladas de CO2 na atmosfera, uma redução estimada de 37% do que é observado de uma embarcação tradicional. Essa economia será validada durante o piloto, além de explorar como a solução pode ser ampliada caso se prove o impacto nas difusões de escopo 1 e 2 da Vestas.

“Esta embarcação oferece à indústria uma solução econômica para reduzir significativamente as emissões de embarcações de serviço, que podem ser aplicadas em qualquer parque eólico offshore hoje. Ao usar motores bicombustíveis, podemos tornar operacional a tecnologia de hidrogênio na indústria e dar início ao desenvolvimento adicional da tecnologia, regulamentação, cadeia de suprimentos e etc.”, ressaltou o diretor administrativo da Windcat Workboats, Willem van der Wel.

 “A operação de um CTV no Mar do Norte, que também funciona com hidrogênio, criará a demanda necessária para investimentos no fornecimento de hidrogênio. A Norther sente orgulho de a Vestas dar início a essa cadeia de valor ao operar este CTV em nosso parque eólico offshore e satisfeita por estarmos contribuindo para a redução de emissões dessa maneira”, explicou o gerente executivo da Norther Wind Farm, Christophe De Schryver.

O uso de hidrogênio poderá chegar a industrial naval, que contribui hoje emissões de gases de efeito estufa.

Navio movido a hidrogênio poderia transformar a indústria naval, ajudando na diminuição dos gases de efeito estufa. (canalenergia)

Nenhum comentário: