Em execução até o final de
2022, o programa irá oferecer a oportunidade para a Vestas explorar as abordagens
mais escaláveis para incorporar esse hidrocarboneto em sua configuração
operacional. O objetivo do teste será coletar informações sobre as
oportunidades e limitações das embarcações movidas a hidrogênio verde nas
operações diárias.
Por meio do teste, a Vestas visa amadurecer um caminho para o hidrogênio verde em suas operações offshore, que pode ser aproveitado quando ele atingir o nível de maturidade necessário. “A Vestas está ansiosa para testar seu potencial para reduzir as emissões de nossas operações de serviço. A aplicação mais ampla de tecnologias de descarbonização só poderá progredir com o apoio de líderes do setor e é por isso que a Vestas tem orgulho de conduzir esse piloto”, disse o vice-presidente executivo de Serviços da Vestas, Christian Venderby.
O CTV é alimentado por uma solução bicombustível, movida a hidrogênio combinado à gasóleo marítimo. O hidrogênio combustível não contém carbono, o que mostra o potencial de reduzir significativamente as emissões de CO2 e com a mesma potência.
E o novo CTV tem potencial
para deixar de emitir 158 toneladas de CO2 na atmosfera, uma redução
estimada de 37% do que é observado de uma embarcação tradicional. Essa economia
será validada durante o piloto, além de explorar como a solução pode ser
ampliada caso se prove o impacto nas difusões de escopo 1 e 2 da Vestas.
“Esta embarcação oferece à
indústria uma solução econômica para reduzir significativamente as emissões de
embarcações de serviço, que podem ser aplicadas em qualquer parque eólico
offshore hoje. Ao usar motores bicombustíveis, podemos tornar operacional a
tecnologia de hidrogênio na indústria e dar início ao desenvolvimento adicional
da tecnologia, regulamentação, cadeia de suprimentos e etc.”, ressaltou o
diretor administrativo da Windcat Workboats, Willem van der Wel.
“A operação de um CTV no Mar do Norte, que também funciona com hidrogênio, criará a demanda necessária para investimentos no fornecimento de hidrogênio. A Norther sente orgulho de a Vestas dar início a essa cadeia de valor ao operar este CTV em nosso parque eólico offshore e satisfeita por estarmos contribuindo para a redução de emissões dessa maneira”, explicou o gerente executivo da Norther Wind Farm, Christophe De Schryver.
O uso de hidrogênio poderá chegar a industrial naval, que contribui hoje emissões de gases de efeito estufa.
Navio movido a hidrogênio
poderia transformar a indústria naval, ajudando na diminuição dos gases de
efeito estufa. (canalenergia)
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