Veja 10 pecados de manutenção que fazem o carro gastar mais
Nada adianta ficar
procurando posto com combustível mais barato e economizar nas aceleradas se
itens simples da manutenção do carro são esquecidos. A troca das peças nos
prazos recomendados pelas montadoras interfere diretamente no consumo.
Veja, abaixo, 10 pecados cometidos pelos motoristas que pesam no seu bolso na hora de abastecer.
Veja, abaixo, 10 pecados cometidos pelos motoristas que pesam no seu bolso na hora de abastecer.
1. Velas
Responsável por
introduzir a energia de ignição na câmara de combustão para iniciar a queima da
mistura ar/combustível, as velas devem ser trocadas rigorosamente nos prazos
que manda a montadora. Elas nem precisam estar falhando para comprometer o
rendimento do carro e aumentar o consumo de combustível. O prazo varia de um
modelo para outro, que pode ser de 15 mil a 100 mil quilômetros. E quando uma
estragar, é preciso trocar o jogo (geralmente quatro).
2. Filtros
Os filtros de ar,
óleo e combustível são fundamentais para o funcionamento correto do motor. Eles
também devem ser trocados rigorosamente nos prazos recomendados pela fabricante
do veículo. Filtros de ar e combustível vencidos interferem diretamente na
mistura de ar e combustível do carro, o que faz você ir mais rapidamente ao
posto abastecer.
3. Combustível
batizado
Não é um item de manutenção, mas deve ser trata como uma medida preventiva. Esse é o grande vilão dos carros atualmente. Com o avanço da tecnologia, o sistema dos carros é bastante sensível para ler o combustível usado. Gasolina com querosene ou álcool com água vão interferir diretamente na média de combustível, além de comprometer outras peças do sistema de injeção. Abasteça sempre em locais com selo da ANP.
4. Pneus
Pneus com pouco ar interferem diretamente no desempenho e, consequentemente, no gasto de combustível. A calibragem deve ser feita a cada 15 dias, obedecendo exatamente às recomendações da montadora para os pneus dianteiros e traseiros, conforme a lotação do veículo. Além de perigosos, pneus gastos também interferem na aerodinâmica dos automóveis.
5. Alinhamento
O alinhamento das rodas (ou geometria) é fundamental para o desempenho dos veículos. Além de ter menos estabilidade e provocar desgaste nas peças, carros desalinhados exigem maior esforço do motor e, consequentemente, mais combustível é puxado do tanque. O alinhamento deve ser feito em todas as revisões ou, no máximo, a cada 10 mil quilômetros.
6. Adaptações
Engenheiros gastam anos projetando um carro para que ele tenha o melhor desempenho possível e menor consumo com as peças originais. Por isso, não invente adaptações não-recomendadas. Pneus fora da medida, por exemplo, aumentam o gasto de combustível. Colocação de aerofólios e suportes que interferem na aerodinâmica do carro também vão fazer você gastar mais.
7. Escapamento
Além de mais barulho, rodar com escapamento furado no carro pode provocar falhas e aumento do consumo. Isso acontece porque o funcionamento dos motores são influenciados pela chamada taxa de contrapressão dos gases. Se alguma peça do escapamento está danificada, sejam os canos ou os silenciadores, há uma mudança nessa taxa, o que pode provocar falhas na marcha lenta, resultando em maior consumo de combustível.
8. Embreagem
Se você tem hábito de andar com o pé na embreagem, esqueça. Isso irá desgastar o sistema. Quando a embreagem patina, ocorre perda na transmissão de potência entre o motor e as rodas. Isso, claro, faz aumentar o consumo.
9. Freios
Parece óbvio, mas vale lembrar. Rodas travadas ou com algum tipo de atrito errado no freio interferem no rendimento do carro. A lógica é simples: o motor precisa fazer mais força para rodar e, claro, vai necessitar de mais álcool ou gasolina. Os freios dos carros devem ser revisados a cada 10 mil quilômetros.
10. Arrefecimento
Todos os motores têm
uma temperatura ideal de funcionamento. Se trabalham superaquecidos, perdem
potência, o que gera aumento no consumo. É fundamental sempre trocar o aditivo
do radiador no prazo recomendado pelas montadoras e revisar todo o sistema de
arrefecimento, como mangueiras, válvula termostática e interruptores. (terra)
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