Boeing pretende buscar aprovação para usar ‘diesel verde’
Novo combustível reduziria emissões de gás carbônico sem
aumentar custos.
Um funcionário
trabalha na seção da cauda de um Boeing 737-900 na fábrica de montagem em
Renton, Washington
A
fabricante de aeronaves norte-americana Boeing pretende buscar aprovação de órgãos reguladores ao redor do mundo para
usar "diesel verde" como combustível, disse a companhia, o que
reduziria emissões de gás
carbônico sem aumentar custos.
O diesel verde é
feito de óleos e gorduras como os usados em óleo de cozinha, óleo vegetal ou
gorduras animais que seriam descartadas em um processo que usa hidrogênio para
quebrar moléculas grandes em outras menores.
O combustível também
é conhecido como "diesel renovável" e pode ser usado em qualquer
motor a diesel. Ele é diferente do biodiesel, contudo, que é produzido por uma
reação química entre óleo vegetal e álcool.
"A aprovação do
uso do diesel verde traria um grande avanço na disponibilidade de combustível
sustentável para aviação com preços competitivos", disse James Kinder, da
equipe técnica da divisão de sistemas de propulsão de aviões comerciais da
Boeing.
O custo de atacado
do diesel verde é de cerca de 3 dólares o galão, incluindo incentivos do
governo, preço semelhante ao do combustível para aviões baseado em óleo, disse
a companhia.
Ainda é necessário
comprovar se sua eficiência e confiabilidade são comparáveis às de combustíveis
tradicionais. (exame)
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