quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Brasileiro ainda desconhece microgeração

Em abril de 2012, o governo através da diretoria da agência reguladora de energia elétrica (Aneel) aprovou regras destinadas a reduzir barreiras para instalação de geração distribuída de pequeno porte, que incluem a microgeração, com até 100 KW de potência, e a minigeração, de 100 KW a 1 MW.
A resolução 482 aprovada permite que os consumidores possam produzir sua própria energia através da instalação de pequenos geradores em suas residências para consumo elétrico e receber descontos na conta de luz paga às concessionárias.
A regra é válida para geradores que utilizem fontes alternativas de energias – painéis solares, pequenas turbinas eólicas, geradores a biocombustíveis ou mesmo minicentrais hidrelétricas – e para geração distribuída de pequeno porte.
A partir desta resolução, Greenpeace em parceria com Market Analysis desenvolve este estudo para explorar o conhecimento e as atitudes da população brasileira em relação à energia renovável no país.
Os principais objetivos deste estudo consistem em:
. Avaliar a percepção dos brasileiros sobre a microgeração de energia no país;
. Avaliar o nível de conhecimento da população brasileira sobre a resolução 482 aprovada pelo governo e das diferentes fontes de microgeração de energia;
. Conhecer as percepções do público diante dos fatores condicionantes e efeitos que a implantação do sistema de microgeração de energia traz;
. Identificar o nível de disposição financeira dos brasileiros em instalar um sistema de microgeração de energia em suas residências. (ambienteenergia)

Nenhum comentário: