Conheça o carro elétrico de Itaipu
Um VLT nacional – e elétrico
A criação de um veículo leve sobre trilhos (VLT) elétrico
nacional aproximou a Bom Sinal, fabricante brasileira deVLTs, de Itaipu. O
governo federal intermediou o contato entre as duas empresas após visita da
presidente Dilma Rousseff ao Ceará, onde conheceu o VLT a diesel da empresa.
Dilma teria sugerido convocar Itaipu para ajudar a companhia a criar uma versão
elétrica. A intenção era eletrificar o veículo da Bom Sinal. Mas, para acelerar
lerar o projeto, a Bom Sinal passou a procurar parceiros estrangeiros para
transferir a tecnologia ao Brasil. "Itaipu tem reconhecimento
internacional e acesso a qualquer empresa do mundo. Pedimos ajuda deles para
achar um parceiro”, conta o diretor comercial da Bom Sinal, Márcio Florenzano,
que diz ter negociações com três empresas.
‘Patinete’ chega ao mercado no início de 2014
O laboratório de Itaipu também foi convocado para pesquisar
soluções para eletrificar um trikke,
uma espécie de patinete de três rodas. A invenção, feita por brasileiros
residentes nos Estados Unidos, será vendida no Brasil nas concessionárias da
Fiat no início do ano que vem. "Já tínhamos a versão elétrica do
produto, mas aprimoramos alguns itens a partir de testes feitos pela Fiat e por
Itaipu em Foz do Iguaçu”, diz Luciano Ribeiro, diretor da SGW, distribuidora do
trikkeno Brasil. Para atender a
demanda da Fiat, a SGW decidiu fabricar os trikkes em Manaus. "Éramos uma distribuidores e agora somos
montadora”, conta Ribeiro. O trikkeelétrico
é uma aposta da Fiat como solução de mobilidade de curta distância, integrada
ao carro – o veículo é dobrável e cabe no porta-malas. (antp)
Nenhum comentário:
Postar um comentário