quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Paraguai deve ocupar sua metade de Itaipu em 2032

Estimativa é do diretor brasileiro da usina que acredita em forte crescimento industrial no país vizinho.
A inauguração da linha de transmissão de 500 kV que liga a Usina Binacional de Itaipu (14 mil MW - Brasil/Paraguai) à capital do país vizinho, Assunção, ajudará a elevar a demanda por energia naquele país. A projeção do diretor brasileiro, Jorge Samek, é de que os nossos vizinhos precisem de seus 50% da energia da hidrelétrica apenas em 2032. Segundo Samek, a demanda pico do Paraguai ficou em 1.546 MWh, enquanto que esse mesmo indicador para o Brasil foi de cerca de 10.500 MWh.
Se a previsão do executivo se confirmar, o Paraguai ocupará a metade que lhe cabe de Itaipu cerca de 10 anos após o encerramento do tratado bilateral formalizado em 1973. De acordo com o executivo, atualmente cerca de 10% da produção da usina atende a cerca de 75% da demanda paraguaia. Contudo a previsão de crescimento do PIB está em 13%. Entre os motivos para o crescimento está a instalação de indústrias por lá.
"Este é o setor que mais tem elevado o consumo de energia no Paraguai, são fábricas de diversos segmentos e no setor agroindustrial, que está evoluindo bastante por lá, o que manterá em alta a demanda por energia no país vizinho", estimou Samek.
No Paraguai, disse ainda Samek, o crescimento da demanda poderia ser mais acelerado, mas acontece que ainda há certas restrições de consumo por conta da falta de expansão em distribuição. Além disso, a demanda residencial e comercial não é tão expressiva quanto se tem visto no Brasil nos últimos anos. (canalenergia)

Nenhum comentário: