sábado, 28 de junho de 2014

Eletrosul cria usina solar na própria sede

A energia produzida em Florianópolis será vendida em leilão ainda este ano.
Com fins comerciais, projeto da estatal tem capacidade de abastecer cerca de 540 residências.
Painéis solares da Eletrosul
A Eletrosul inaugurou em 27/06/14 a primeira usina solar instalada em um edifício público no Brasil. Com capacidade para atender cerca de 540 residências, o projeto é também o maior do gênero na América Latina. Mais do que uma iniciativa experimental, a Usina Megawatt Solar tem caráter comercial.
A energia produzida a partir de painéis solares instalados na cobertura da sede da Eletrosul, em Florianópolis, e no estacionamento da empresa, será vendida em leilão ainda neste ano, entre agosto e setembro. "Estamos estudando várias oportunidades. Temos outros prédios e regionais, e depois desse projeto poderemos analisá-las com base na resposta que o mercado nos dará", explica o diretor de engenharia e operação da Eletrosul, Ronaldo dos Santos Custódio, em entrevista à Agência Estado.
A Usina Megawatt Solar é formada por 4,2 mil módulos fotovoltaicos. A construção demandou investimento de R$ 9,5 milhões, proveniente de financiamento do banco de fomento alemão KfW. Com uma área de 8,3 mil m², a usina tem potência instalada de 1 megawatt-pico (MWp) e pode produzir aproximadamente 1,2 gigawatts-hora (GWh) de energia por ano.
Para se ter uma ideia, a primeira usina solar comercial do Brasil, inaugurada em 2011, no Ceará, pela antiga MPX, do empresário Eike Batista, tinha 4.680 painéis instalados numa área de 12 mil m², com capacidade de gerar 1 megawatt (MW) de energia elétrica. A previsão da Eletrosul é comercializar no primeiro leilão, 800 MWh/ano.
No fim de 2013, o governo de Pernambuco realizou o primeiro leilão específico de energia solar do Brasil, que resultou na contratação de 122,82 megawatts a um preço médio de R$ 228,63. Como a energia é de origem renovável e os compradores poderão obter o Selo Solar, há expectativa de que os interessados (grupo no qual estariam indústrias e shoppings consumidores do mercado livre de energia) aceitem pagar um prêmio pela energia da usina.
Ainda em testes, a geração energética da Usina Megawatt Solar teve início em maio, a partir da captação de luzes solares no telhado do prédio. No domingo passado, teve início a geração a partir das placas solares instaladas no estacionamento. Aposta A Eletrosul, empresa controlada pela estatal Eletrobrás, ingressou no segmento de geração fotovoltaica em 2004, quando ainda não havia qualquer indício de realização de um leilão específico para essa fonte. Em 2009, a primeira planta piloto foi instalada na sede da companhia, mas ainda sem aval para a conexão do sistema à rede de energia. Esse processo foi realizado apenas em 2012, após regulação da Aneel. (globo)

Nenhum comentário: