Prefeitura de Curitiba terá carros ecoelétricos rodando a
partir desta semana
Começa a operar em
Curitiba, a partir de 05/06/14, a frota municipal de carro Ecoelétrico, um
modal de nova geração, com baixo impacto ambiental, que atende à política de
Mobilidade Urbana Sustentável do Município. A frota, formada por dez carros e
três micro-ônibus, será utilizada pela Prefeitura em diversas secretarias e
programas de governo.
O projeto é
desenvolvido em parceria entre Prefeitura de Curitiba, Itaipu Binacional,
Aliança Renault-Nissan e CEIIA (Centro para a Excelência e Inovação na
Indústria Automóvel) de Portugal.
O Ecoelétrico é o
maior projeto de veículos elétricos do país destinados, exclusivamente, ao
serviço público. Desta forma, a capital paranaense se reafirma no cenário
nacional e internacional como inovadora, em especial, em mobilidade urbana. O
projeto também se configura como a primeira ação da capital paranaense visando
o cumprimento das recomendações do termo de compromisso para a redução das
emissões de gases e de riscos climáticos, assinado pelo prefeito Gustavo Fruet,
durante o C 40, em Johanesburgo, África do Sul.
O projeto Ecoelétrico
inicia a sua primeira fase com a entrega dos postos de abastecimento
(eletropostos) e dos veículos elétricos que estarão disponíveis à frota da
Prefeitura de Curitiba já para o período da Copa do Mundo FIFA 2014. Durante a
cerimônia em 05/06, Dia Mundial do Meio Ambiente, também será demonstrada a
operação de inteligência do sistema.
Sem custos à
Prefeitura, ao todo o projeto compreende 10 carros que foram repassados pela
Renault e Itaipu Binacional (Zoe – 5 unidades; Kangoo Z.E – 3 unidades, Twizy –
2 unidades) e 3 micro-ônibus de acordo com contrato em comodato firmado entre
as partes. Para o abastecimento, dez eletropostos serão instalados em sete
locais: Praça Rui Barbosa, Parque Tanguá, Parque Barigui, Secretaria de
Administração, Prefeitura – Palácio 29 de Março, Setran- Prado Velho, Jardim
Botânico.
Os carros serão
utilizados pela Guarda Municipal, Setran e Instituto Curitiba de Turismo. Na
Guarda servirão para ronda e patrulhamento nos parques da cidade e como módulo
móvel que circulará pelas praças. Na Setran, em seu programa de escola pública
do trânsito e ainda como suporte às atividades de fiscalização de seus agentes
e em seu departamento de mobilidade. No Instituto Curitiba de Turismo, os veículos
serão destinados para a criação dos postos móveis de informações turísticas que
devem transitar em locais estratégicos de grande aglomeração como Arena da
Baixada, FAN FEST, pólo hoteleiro, parques. Outro objetivo é dar suporte a
comitivas em atividades recreativas e culturais.
O Ecoelétrico foi
elaborado em quatro fases, de 2014 a 2020. A primeira fase já está sendo
implantada com foco na Copa do Mundo FIFA 2014.
Na segunda fase do
projeto estão previstos totens de abastecimento multifuncionais que devem
agregar em um único equipamento serviços de recarga dos veículos, cartão de
transporte, parquímetro (EstaR), câmera de monitoramento, botão de emergência,
informações turísticas, bicicletas compartilhadas, wi-fi institucional. Também
há a previsão de estudos para implantar soluções de compartilhamento (sharing)
de carros e bicicletas, inicialmente voltadas para o mercado corporativo e a
serviços de interesse público. As próximas etapas (2018 – 2020) estabelecem
estudos de integração aos diversos serviços de transporte público. (ecodebate)
Nenhum comentário:
Postar um comentário