terça-feira, 30 de setembro de 2014

Brasil cai no ranking de maiores produtores de energia hidrelétrica

Segundo relatório da BP, país passa para a terceira posição, ficando atrás de China e Canadá.
O Brasil caiu uma posição no ranking dos maiores produtores de energia hidrelétrica. O Relatório Estatístico 2014 da BP mostra que o país passou para o terceiro lugar, perdendo posição para o Canadá. A China é o maior produtor de energia hidrelétrica. Segundo o estudo, a seca que acometeu algumas regiões do Brasil resultou em mudanças na matriz energética, como o declínio da produção hidrelétrica, cuja participação na geração total de energia elétrica ficou em 69%, em comparação com 75% em 2012 e 81% em 2011. Essa queda contrasta com o crescimento robusto do consumo de petróleo e gás natural, de 6,9 milhões de toneladas equivalentes e 5,4 Mtoe, respectivamente.
A produção energética do país, segundo o relatório, diminuiu 0,4% em 2013, ficando responsável por 2% do total mundial. A queda da produção brasileira de petróleo em 1,7%, nuclear (-8,4%) e energia hidrelétrica (-7%) foi compensada pelo aumento da produção de energias renováveis, que cresceu 32,2%, biocombustíveis (16,8%), carvão (11,7%) e gás natural (11%). O relatório revela também que o Brasil continua sendo o segundo maior produtor de biocombustíveis do mundo, responsável por 24% do total mundial. A produção de etanol subiu 18,5% e de biodiesel, 7,6%, representando 31% e 10% da produção global, respectivamente.
Entretanto, o consumo no Brasil aumentou 3,2% em 2013, o que representa 2,2% do consumo global. Esse já é o quarto ano consecutivo de crescimento e a tendência é que a demanda continue subindo. Os principais aumentos foram registrados pela energia elétrica de fontes renováveis, com 32,2%, e gás natural, com 19,2%. Na matriz energética, ainda segundo o relatório, o petróleo continua sendo a principal fonte, respondendo por 44% da produção total, acima da hidrelétrica (35%). No ano passado, a produção de petróleo no Brasil representou 2,7% da produção mundial. (canalenergia)

Nenhum comentário: