terça-feira, 16 de setembro de 2014

Nuclear, carvão e gás natural serão fontes de base

MME; Nuclear, carvão e gás natural serão fontes de base a partir de 2025
PNE 2050 deve ser lançado ainda este ano, segundo Altino Ventura.
Após o esgotamento do potencial hidrelétrico entre 2025 e 2030, a nuclear, o carvão mineral e o gás natural deverão passar a ser as fontes de base, de acordo com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura Filho. Segundo ele, essas indicações devem estar presentes no Plano Nacional de Energia 2050, que será lançado ainda em 2014.
"Quando a hidrelétrica sair, temos que ter uma combinação da nuclear, carvão e gás natural como fontes de base", declarou Ventura, durante o seminário Perspectivas da Energia Nuclear no Brasil, promovido pelo Gesel, no Rio de Janeiro. Altino destacou que caso haja oferta e preço competitivo de gás natural, pode ser que essa seja a fonte predominante de expansão a partir da próxima década.
"Da mesma forma, se houver tecnologia de captura de CO2 a preços acessíveis, o carvão é viabilizado. Mas isso ainda não está acontecendo", comentou. Ele diz ainda que as fontes renováveis como eólica, biomassa e solar continuarão com participações efetivas na matriz energética, mas que estas são fontes complementares.
"Claro que vamos ter biomassa, eólica e solar e vamos tentar colocar o máximo possível sem prejudicar a operação", frisou Ventura. Sobre a participação privada no setor nuclear, Altino afirmou que não há nenhum estudo ou decisão sobre o tema. O PDE 2023, que está em consulta pública, não traz a indicação de nenhuma nova nuclear, além de Angra 3, que está em construção. (canalenergia)

Nenhum comentário: