segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Japão construirá a maior central solar flutuante

Japão construirá maior central solar flutuante do mundo
A Kyocera anunciou a construção no oeste do Japão da maior central solar flutuante do mundo.
Placas fotovoltaicas: objetivo é gerar 3.300 megawatts/hora por ano.
A fabricante japonês de sistemas fotovoltaicos Kyocera anunciou a construção no oeste do Japão da maior central solar flutuante do mundo.
Os trabalhos começarão em setembro e a exploração em abril de 2015, afirma a empresa japonesa em um comunicado.
Os painéis serão instalados em dois reservatórios de água na cidade de Kato, na prefeitura de Hyogo, e terão uma capacidade total de 2,9 megawatts divididos entre um sistema com uma potência de 1,7 MW, "o mais importante do planeta", e outra de 1,2 MW.
O objetivo é gerar 3.300 megawatts/hora por ano, a eletricidade necessária para alimentar 920 casas, segundo a mesma fonte.
A construção de centrais solares flutuantes tenta responder à falta de terrenos compatíveis, um problema que limita as possibilidades de instalação de grandes centrais no arquipélago.
Por sua vez, os tanques são abundantes no país, alega a Kyocera, que espera alcançar uma potência instalada de 60 MW até março de 2015, com ao menos trinta usinas flutuantes.
O grupo criou em 2012 uma empresa conjunta com a Century Tokyo Leasing para construir e explorar centrais solares no Japão.
Desde que este projeto começou, já foram construídos 28 parques solares de diferentes tipos, 11 dos quais já estão ativos.
Desde o acidente nuclear de Fukushima, em março de 2011, que significou a parada dos reatores do país (que produziam mais de um quarto da eletricidade), o Japão tenta promover as energias renováveis, embora sem renunciar à energia nuclear.
Renováveis
10 das maiores usinas de energia solar concentrada do mundo
Os Emirados Árabes acabam de inaugurar sua primeira grande usina solar CPS, tecnologia que permite gerar energia mesmo em dias nublados. A usina Shams 1, como foi chamada, está entre as maiores centrais do tipo no mundo.
Veja outros exemplos:
Faça sol, faça chuva
Abu Dhabi inaugurou a primeira grande usina solar dos Emirados Árabes. Além de representar um marco do desenvolvimento de fontes renováveis numa região extremamente dependente de petróleo, a usina Shams 1, que tem 100 megawatts (MW) de capacidade instalada, se distingue por ser uma central de energia solar concentrada (da sigla em inglês CSP, Concentrated Solar Power).
Ao invés de gerar eletricidade diretamente, como nas células solares fotovoltaicas, a tecnologia CSP utiliza espelhos para concentrar a luz solar sobre encanamento, aquecendo uma mistura de sal fundido, que em contato com a água produz vapor em seu interior. Este vapor aciona então as turbinas e os geradores de eletricidade.
Para estocar calor e operar 24h, mesmo em dias de pouca radiação solar, as usinas usam sofisticadas tecnologias de armazenamento térmico, que mantém milhares de litros de sal fundido a temperaturas elevadas.
Solar Energy Generating System
País: Estados Unidos
Local: Deserto de Mojave, Califórnia
Capacidade: 354MW
Em operação desde: 1985*
O parque solar é composto por nove usinas no deserto de Mojave, que está entre as regiões com maior insolação dos EUA. Segundo a empresa NextEra Energy Resources, dona e operadora, o parque gera energia suficiente para abastecer mais de 200 mil residências.
*quando a primeira usina entrou em operação
Solnova Solar Power Station
País: Espanha
Local: Sanlúcar la Mayor
Capacidade: 150MW
Em operação desde: 2010
Pertencente ao grupo Abengoa Solar, a estação é formada por cinco usinas solares, três delas já em operação. Cada uma tem 50 MW de capacidade instalada. Outras duas usinas estão em construção.
Andasol Solar Power Station
País: Espanha
Local: Aldiere (Granada)
Capacidade: 150 MW
Em operação desde: 2008
Andasol é a primeira usina termossolar comercial de calha parabólica da Europa e fornece eletricidade para até 200 mil pessoas.
Extresol Solar Power Station
País: Espanha
Local: Torre de Miguel Sesmero
Capacidade: 150 MW
Em operação desde: 2009
Palma del Rio Solar Power Station
País: Espanha
Local: Palma del Río, Cordoba
Capacidade: 100 MW
Em operação desde: 2011
Formada por duas usinas, a estação de Palma del Río gera energia renovável para o consumo de cerca de 70 mil casas por ano, evitando a emissão de 220 mil toneladas de CO2, comparada com as usinas a carvão.
Martin Next Generation Solar Energy Center
País: Estados Unidos
Local: Indiantown, Florida
Capacidade: 75 megawatts
Em operação desde: 2010
Estima-se que ao longo de 30 anos de funcionamento, a estação solar vai evitar a emissão de 2.75 milhões de toneladas de gases efeito estufa na atmosfera.
Nevada Solar
País: Estados Unidos
Local: Boulder City, Nevada
Capacidade: 75 MW
Em operação desde: 2007
Majadas de Tiéter
País: Espanha
Local: Cáceres
Capacidade: 50 MW
Em operação desde: 2010
Puerto Errado
País: Espanha
Local: Múrcia
Capacidade: 31,4 MW
Em operação desde: 2012
Kuraymat Plant
País: Egito
Local: Kuraymat
Capacidade: 20MW
Em operação desde: 2010 (abril)

Nenhum comentário: