Desafios físicos e psicológicos dos
pilotos a bordo do Solar Impulse 2
Para além da
façanha tecnológica que representa o avião Solar Impulse 2, a volta ao mundo
também é um desafio físico e psicológico para os dois pilotos da missão.
Os pilotos, de
origem suíça, ficarão por cinco meses no comando da aeronave. Eles insistiram
no "desafio humano" que representa a volta ao mundo, iniciada nesta
segunda-feira e velocidades baixíssimas para um avião.
A princípio, os
primeiros 400 km -de Abu Dabi a Mascate (Omã)- devem ser feitos em 12 horas, o
que representa uma velocidade média de 33 km/h.
"O desafio é
mais humano do que técnico", disse à AFP o astronauta André Borschberg, de
63 anos.
O piloto deve
permanecer durante horas dentro de uma cabine mínima e despressurizada, exposta
a temperaturas que oscilam entre 40º C e -40º C.
"Tecnicamente,
temos um avião que pode voar à noite e de dia, com uma resistência quase
infinita", explicou o piloto. "Temos um avião autossustentável em
termos de energia. A questão é como fazer com que o piloto fique
'autossustentável', quando precisar sobrevoar o oceano durante uma
semana".
A etapa mais longa
da volta ao mundo, de Nanquim (China) até o Havaí, no oceano Pacífico, deve durar
cinco dias.
"Quando se
tenta algo que mais ninguém já tenha tentado, [não se pode] saber de antemão
quais serão os problemas", disse Borschberg.
"Diante do
desconhecido, devemos encontrar as soluções, sejam técnicas, humanas ou
logísticas", disse Bertrand Piccard, de 57 anos, o outro piloto a bordo do
Solar Impulse 2.
A propósito,
Piccard descende de uma família de cientistas e aventureiros suíços e foi a
primeira pessoa a dar a volta ao mundo sem escalas, em 1999.
“Yoga e auto
hipnose para experiência histórica”
O Solar Impulse 2 é
composto de mais de 17 mil células solares que, por meio de algumas baterias de
lítio, abastecem com energia do sol os quatro motores elétricos de hélice.
No total, ao ser
impulsionado pela energia solar, o avião percorre cerca de 35 mil km a uma
velocidade relativamente modesta (entre 50 km/h e 100 km/h), mantendo-se a
8.500 metros de altitude.
Mesmo medindo
apenas 3,8 m², e o piloto não podendo se mover, a cabine de voo é confortável.
"Fazemos
nossas necessidades, nos limpamos com toalhinhas, comemos e bebemos
sentados", explicou Piccard. "É possível reclinar o banco quando
quiser descansar. Nesse momento, colocamos o avião no piloto automático,
conservando o controle do aparelho e seguindo em contato com os controladores
aéreos da missão, situados em Mônaco", acrescentou.
Dentro da cabine,
não há nem calefação, nem ar condicionado, por isso a dupla de pilotos teve de
seguir um treinamento especial.
"Fisicamente,
estamos prontos. André se prepara com ioga e auto hipnose [para] esta
experiência histórica", explicou Piccard à AFP, 48 horas antes de a
aeronave ter decolado.
O treinamento
permite que se durma profundamente durante um tempo relativamente curto, por
exemplo 20 minutos, e a sensação é de que o descanso durou uma noite.
"A travessia
dos oceanos Pacífico e Atlântico em cinco dias e cinco noites é o momento-chave
desta aventura", segundo informou um comunicado da equipe do Solar Impulse
2. "Temos um objetivo muito ambicioso, mas somos modestos, dada a magnitude
do desafio", concluiu.
Avião Solar Impulse
2 está dando a volta ao mundo sem usar combustível.
5.jan.2015 - Avião
de carga aterrissa no aeroporto de Payerne, na Suíça, em 05/01/15. Ele vai
levar a aeronave Solar Impulse 2, movida a energia solar, a Abu Dhabi, nos
Emirados Árabes Unidos, onde a tentativa de voar ao redor do mundo em etapas
usando apenas a energia solar terá início em março 2015.
20.jan.2015 -
Visitante faz um 'selfie' diante do avião Solar Impulse 2, exposto no aeroporto
de Abu Dhabi em 20/01/15 e uma das atrações da Conferência Mundial de Energia
para o Futuro nos Emirados Árabes Unidos. O avião é o primeiro movido a energia
solar e capaz de voar por vários dias e noites. A aeronave atinge velocidade
máxima de 100 quilômetros por hora e será testado em uma viagem que começará em
Abu Dhabi, com paradas em Omã, Índia, China e Estados Unidos.
26.fev.2015 - O
avião Solar Impulse 2 realiza voo sobre a Grande Mesquita de Abu Dhabi, nos
Emirados Árabes Unidos. Na viagem em que realizará a volta ao mundo, o Solar
Impulse 2 se dirigirá primeiro a Omã e às cidades indianas de Ahmedabad e
Varanasi. Depois irá a Mandalay, em Mianmar, Chongqing e Nanquim, na China,
antes de cruzar o Pacífico com uma escala no arquipélago americano do Havaí. Os
dois pilotos suíços que comandam a aeronave irão parar posteriormente em
Phoenix e Nova York, de onde partirão ao sul da Europa ou ao norte da África,
última escala antes do retorno a Abu Dhabi, no fim de julho ou início de agosto.
1º.mar.2015 - O
avião Solar Impulse 2, pilotado por Bertrand Piccard, sobrevoa Abu Dhabi,
capital dos Emirados Árabes Unidos. A aeronave é capaz de voar durante o dia e
a noite sem usar nem uma gota de combustível. Apenas com a energia do sol
captada por painéis fotovoltaicos, o avião está sendo preparado para realizar
uma viagem de volta ao mundo.
2.mar.2015 - O
Solar Impulse 2 sobrevoa a Grande Mesquita em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes
Unidos. A aeronave, coberta com 17 mil células solares que alimentam seus
quatro motores elétricos de hélice, será o primeiro a cruzar oceanos e
continentes com a ajuda do sol.
Bertrand Piccard,
um dos pilotos suíços da aeronave movida a propulsão solar senta no cockpit
antes de voo teste em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A cabine de 3,8 m3
foi projetada para acolher apenas um piloto e não ter ar-condicionado ou
calefação. Dispõe, no entanto, de um vaso sanitário.
Bertrand Piccard,
um dos criadores e piloto do Solar Impulse 2, posa para foto dentro da cabine
da aeronave movida pela energia solar. Os cofundadores suíços do projeto,
Piccard e André Borschberg, querem demonstrar que as tecnologias limpas e as
energias renováveis permitem conseguir coisas consideradas até agora
impossíveis.
Avião movido a
energia solar sobrevoa Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A aeronave
realizará uma volta ao mundo sem levar nem uma gota de combustível.
O Solar Impulse 2
realiza voo de teste noturno em Abu Dhabi. Se tudo ocorrer como previsto, o
avião partiria em 07/03 da capital dos Emirados Árabes Unidos para percorrer 35
mil km a uma velocidade relativamente lenta (entre 50 e 100 km/h), numa viagem
em que realizará a volta ao mundo.
O avião Solar
Impulse 2 realiza voo de teste noturno em Abu Dhabi, capital dos Emirados
Árabes Unidos. Os cofundadores suíços do projeto, Bertrand Piccard e André
Borschberg, querem demonstrar que as tecnologias limpas e as energias
renováveis permitem conseguir coisas consideradas até agora impossíveis.
3.mar.2015 - O
avião Solar Impulse 2 realiza voo teste em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes
Unidos. A aeronave utiliza apenas a energia solar, captada por painéis
instalados sobre suas asas. O Solar Impulse 2 foi criado após o sucesso do
primeiro protótipo de avião impulsionado pelo sol. A primeira versão realizou
diversos voos, incluindo um de 26 horas ininterruptas, em 2010. O novo Solar
Impulse é maior, mais pesado e mais potente que seu antecessor, mas também mais
delicado. Os pilotos Bertrand Piccard e André Borschberg, criadores do avião,
se revezarão na cabine de comando durante viagem em que darão a volta ao mundo.
9.mar.2015 - Os
pilotos suíços Bertrand Piccard (à esquerda) e Andre Borschberg se cumprimentam
antes de decolareM com o avião Solar Impulse 2 do aeroporto de Al Bateen, em
Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Ambos tentam o primeiro voo ao redor do mundo
em um avião movido a energia solar. O próximo destino da aeronave é Mascate,
capital de Omã. Este é o início de uma viagem de 35 mil km que terá duração de
cinco meses.
O avião Solar
Impulse 2 aguarda para decolar no aeroporto de Al Bateen, em Abu Dhabi, nos
Emirados Árabes. O próximo destino da aeronave é Mascate, capital de Omã. Os
pilotos suíços Bertrand Piccard e Andre Borschberg tentam o primeiro voo ao
redor do mundo em um avião movido a energia solar. Este é o início de uma
viagem de 35 mil km que terá duração de cinco meses.
O avião Solar
Impulse 2 decola no aeroporto de Al Bateen, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
O próximo destino da aeronave é Mascate, capital de Omã. Os pilotos suíços
Bertrand Piccard e Andre Borschberg tentam o primeiro voo ao redor do mundo em
um avião movido a energia solar. Este é o início de uma viagem de 35 mil km que
terá duração de cinco meses.
O avião Solar
Impulse 2 voa logo após decolar do aeroporto de Al Bateen, em Abu Dhabi, nos
Emirados Árabes. A aeronave está a caminho de Mascate, capital de Omã. Este é o
início de uma viagem de 35 mil km que terá duração de cinco meses. O objetivo é
chamar a atenção do mundo para a energia sustentável.
O avião Solar
Impulse 2 voa logo após decolar do aeroporto de Al Bateen, em Abu Dhabi, nos
Emirados Árabes. A aeronave está a caminho de Mascate, capital de Omã. Os
pilotos suíços Bertrand Piccard e Andre Borschberg tentam o primeiro voo ao
redor do mundo em um avião movido a energia solar. Este é o início de uma
viagem de 35 mil km que terá duração de cinco meses.
Pessoas observam o
avião Solar Impulse 2 decolar no aeroporto de Al Bateen, em Abu Dhabi, nos
Emirados Árabes. O próximo destino da aeronave é Mascate, capital de Omã. Os
pilotos suíços Bertrand Piccard e Andre Borschberg tentam o primeiro voo ao
redor do mundo em um avião movido a energia solar. Este é o início de uma
viagem de 35 mil km que terá duração de cinco meses.
O avião Solar
Impulse 2 decolou do aeroporto de Al Bateen, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
A aeronave está a caminho de Mascate, capital de Omã. Os pilotos suíços
Bertrand Piccard e Andre Borschberg tentam o primeiro voo ao redor do mundo em
um avião movido a energia solar.
Piloto Andre
Boschberg (direita) conversa com o piloto Bertrand Piccard após desembarcarem
em Mascate, capital de Omã. Os pilotos suíços tentam o primeiro voo ao redor do
mundo em um avião movido a energia solar.
O piloto Andre
Boschberg (c) posa para uma foto com um homem após desembarcar em Mascate em
direção a Ahmedabad, no oeste da Índia. Os pilotos suíços Bertrand Piccard e
Andre Borschberg tentam o primeiro voo ao redor do mundo em um avião movido a
energia solar.
10.mar.2015 -
Integrante da equipe de solo segura um protetor de vento da aeronave
"Solar Impulse 2", avião que está fazendo uma volta ao mundo
utilizando somente energia solar, e pousou no aeroporto de Ahmedabad, na Índia.
O avião decolou de Muscat, em Omã, na terça-feira (10) para iniciar a segunda
parte de sua jornada. A viagem de cinco meses vai cobrir 35 mil quilômetros.
Dois pilotos suíços, Bertrand Piccard e Andre Boschberg, vão se revezar no
comando na pequena cabine durante cinco dias consecutivos no ar.
Funcionários se
preparam para empurrar o avião "Solar Impulse 2", movido a energia
solar, para dentro do seu hangar após pouso no aeroporto no oeste da cidade
indiana de Ahmedabad, na madrugada nesta quarta-feira (11), no horário local. O
veículo completou a segunda etapa de uma volta ao mundo sem precedentes, que
tem por objetivo promover o uso das energias renováveis. (uol)
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