segunda-feira, 16 de março de 2015

Desafios físicos e psicológicos do Solar Impulse 2

Desafios físicos e psicológicos dos pilotos a bordo do Solar Impulse 2
Para além da façanha tecnológica que representa o avião Solar Impulse 2, a volta ao mundo também é um desafio físico e psicológico para os dois pilotos da missão.
Os pilotos, de origem suíça, ficarão por cinco meses no comando da aeronave. Eles insistiram no "desafio humano" que representa a volta ao mundo, iniciada nesta segunda-feira e velocidades baixíssimas para um avião.
A princípio, os primeiros 400 km -de Abu Dabi a Mascate (Omã)- devem ser feitos em 12 horas, o que representa uma velocidade média de 33 km/h.
"O desafio é mais humano do que técnico", disse à AFP o astronauta André Borschberg, de 63 anos.
O piloto deve permanecer durante horas dentro de uma cabine mínima e despressurizada, exposta a temperaturas que oscilam entre 40º C e -40º C.
"Tecnicamente, temos um avião que pode voar à noite e de dia, com uma resistência quase infinita", explicou o piloto. "Temos um avião autossustentável em termos de energia. A questão é como fazer com que o piloto fique 'autossustentável', quando precisar sobrevoar o oceano durante uma semana".
A etapa mais longa da volta ao mundo, de Nanquim (China) até o Havaí, no oceano Pacífico, deve durar cinco dias.
"Quando se tenta algo que mais ninguém já tenha tentado, [não se pode] saber de antemão quais serão os problemas", disse Borschberg.
"Diante do desconhecido, devemos encontrar as soluções, sejam técnicas, humanas ou logísticas", disse Bertrand Piccard, de 57 anos, o outro piloto a bordo do Solar Impulse 2.
A propósito, Piccard descende de uma família de cientistas e aventureiros suíços e foi a primeira pessoa a dar a volta ao mundo sem escalas, em 1999.
“Yoga e auto hipnose para experiência histórica”
O Solar Impulse 2 é composto de mais de 17 mil células solares que, por meio de algumas baterias de lítio, abastecem com energia do sol os quatro motores elétricos de hélice.
No total, ao ser impulsionado pela energia solar, o avião percorre cerca de 35 mil km a uma velocidade relativamente modesta (entre 50 km/h e 100 km/h), mantendo-se a 8.500 metros de altitude.
Mesmo medindo apenas 3,8 m², e o piloto não podendo se mover, a cabine de voo é confortável.
"Fazemos nossas necessidades, nos limpamos com toalhinhas, comemos e bebemos sentados", explicou Piccard. "É possível reclinar o banco quando quiser descansar. Nesse momento, colocamos o avião no piloto automático, conservando o controle do aparelho e seguindo em contato com os controladores aéreos da missão, situados em Mônaco", acrescentou.
Dentro da cabine, não há nem calefação, nem ar condicionado, por isso a dupla de pilotos teve de seguir um treinamento especial.
"Fisicamente, estamos prontos. André se prepara com ioga e auto hipnose [para] esta experiência histórica", explicou Piccard à AFP, 48 horas antes de a aeronave ter decolado.
O treinamento permite que se durma profundamente durante um tempo relativamente curto, por exemplo 20 minutos, e a sensação é de que o descanso durou uma noite.
"A travessia dos oceanos Pacífico e Atlântico em cinco dias e cinco noites é o momento-chave desta aventura", segundo informou um comunicado da equipe do Solar Impulse 2. "Temos um objetivo muito ambicioso, mas somos modestos, dada a magnitude do desafio", concluiu.
Avião Solar Impulse 2 está dando a volta ao mundo sem usar combustível.
5.jan.2015 - Avião de carga aterrissa no aeroporto de Payerne, na Suíça, em 05/01/15. Ele vai levar a aeronave Solar Impulse 2, movida a energia solar, a Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, onde a tentativa de voar ao redor do mundo em etapas usando apenas a energia solar terá início em março 2015.
20.jan.2015 - Visitante faz um 'selfie' diante do avião Solar Impulse 2, exposto no aeroporto de Abu Dhabi em 20/01/15 e uma das atrações da Conferência Mundial de Energia para o Futuro nos Emirados Árabes Unidos. O avião é o primeiro movido a energia solar e capaz de voar por vários dias e noites. A aeronave atinge velocidade máxima de 100 quilômetros por hora e será testado em uma viagem que começará em Abu Dhabi, com paradas em Omã, Índia, China e Estados Unidos.
26.fev.2015 - O avião Solar Impulse 2 realiza voo sobre a Grande Mesquita de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Na viagem em que realizará a volta ao mundo, o Solar Impulse 2 se dirigirá primeiro a Omã e às cidades indianas de Ahmedabad e Varanasi. Depois irá a Mandalay, em Mianmar, Chongqing e Nanquim, na China, antes de cruzar o Pacífico com uma escala no arquipélago americano do Havaí. Os dois pilotos suíços que comandam a aeronave irão parar posteriormente em Phoenix e Nova York, de onde partirão ao sul da Europa ou ao norte da África, última escala antes do retorno a Abu Dhabi, no fim de julho ou início de agosto.
1º.mar.2015 - O avião Solar Impulse 2, pilotado por Bertrand Piccard, sobrevoa Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. A aeronave é capaz de voar durante o dia e a noite sem usar nem uma gota de combustível. Apenas com a energia do sol captada por painéis fotovoltaicos, o avião está sendo preparado para realizar uma viagem de volta ao mundo.
2.mar.2015 - O Solar Impulse 2 sobrevoa a Grande Mesquita em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A aeronave, coberta com 17 mil células solares que alimentam seus quatro motores elétricos de hélice, será o primeiro a cruzar oceanos e continentes com a ajuda do sol.
Bertrand Piccard, um dos pilotos suíços da aeronave movida a propulsão solar senta no cockpit antes de voo teste em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A cabine de 3,8 m3 foi projetada para acolher apenas um piloto e não ter ar-condicionado ou calefação. Dispõe, no entanto, de um vaso sanitário.
Bertrand Piccard, um dos criadores e piloto do Solar Impulse 2, posa para foto dentro da cabine da aeronave movida pela energia solar. Os cofundadores suíços do projeto, Piccard e André Borschberg, querem demonstrar que as tecnologias limpas e as energias renováveis permitem conseguir coisas consideradas até agora impossíveis.
Avião movido a energia solar sobrevoa Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A aeronave realizará uma volta ao mundo sem levar nem uma gota de combustível.
O Solar Impulse 2 realiza voo de teste noturno em Abu Dhabi. Se tudo ocorrer como previsto, o avião partiria em 07/03 da capital dos Emirados Árabes Unidos para percorrer 35 mil km a uma velocidade relativamente lenta (entre 50 e 100 km/h), numa viagem em que realizará a volta ao mundo.
O avião Solar Impulse 2 realiza voo de teste noturno em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. Os cofundadores suíços do projeto, Bertrand Piccard e André Borschberg, querem demonstrar que as tecnologias limpas e as energias renováveis permitem conseguir coisas consideradas até agora impossíveis.
3.mar.2015 - O avião Solar Impulse 2 realiza voo teste em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A aeronave utiliza apenas a energia solar, captada por painéis instalados sobre suas asas. O Solar Impulse 2 foi criado após o sucesso do primeiro protótipo de avião impulsionado pelo sol. A primeira versão realizou diversos voos, incluindo um de 26 horas ininterruptas, em 2010. O novo Solar Impulse é maior, mais pesado e mais potente que seu antecessor, mas também mais delicado. Os pilotos Bertrand Piccard e André Borschberg, criadores do avião, se revezarão na cabine de comando durante viagem em que darão a volta ao mundo.
9.mar.2015 - Os pilotos suíços Bertrand Piccard (à esquerda) e Andre Borschberg se cumprimentam antes de decolareM com o avião Solar Impulse 2 do aeroporto de Al Bateen, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Ambos tentam o primeiro voo ao redor do mundo em um avião movido a energia solar. O próximo destino da aeronave é Mascate, capital de Omã. Este é o início de uma viagem de 35 mil km que terá duração de cinco meses.
O avião Solar Impulse 2 aguarda para decolar no aeroporto de Al Bateen, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. O próximo destino da aeronave é Mascate, capital de Omã. Os pilotos suíços Bertrand Piccard e Andre Borschberg tentam o primeiro voo ao redor do mundo em um avião movido a energia solar. Este é o início de uma viagem de 35 mil km que terá duração de cinco meses.
O avião Solar Impulse 2 decola no aeroporto de Al Bateen, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. O próximo destino da aeronave é Mascate, capital de Omã. Os pilotos suíços Bertrand Piccard e Andre Borschberg tentam o primeiro voo ao redor do mundo em um avião movido a energia solar. Este é o início de uma viagem de 35 mil km que terá duração de cinco meses.
O avião Solar Impulse 2 voa logo após decolar do aeroporto de Al Bateen, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. A aeronave está a caminho de Mascate, capital de Omã. Este é o início de uma viagem de 35 mil km que terá duração de cinco meses. O objetivo é chamar a atenção do mundo para a energia sustentável.
O avião Solar Impulse 2 voa logo após decolar do aeroporto de Al Bateen, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. A aeronave está a caminho de Mascate, capital de Omã. Os pilotos suíços Bertrand Piccard e Andre Borschberg tentam o primeiro voo ao redor do mundo em um avião movido a energia solar. Este é o início de uma viagem de 35 mil km que terá duração de cinco meses.
Pessoas observam o avião Solar Impulse 2 decolar no aeroporto de Al Bateen, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. O próximo destino da aeronave é Mascate, capital de Omã. Os pilotos suíços Bertrand Piccard e Andre Borschberg tentam o primeiro voo ao redor do mundo em um avião movido a energia solar. Este é o início de uma viagem de 35 mil km que terá duração de cinco meses.
O avião Solar Impulse 2 decolou do aeroporto de Al Bateen, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. A aeronave está a caminho de Mascate, capital de Omã. Os pilotos suíços Bertrand Piccard e Andre Borschberg tentam o primeiro voo ao redor do mundo em um avião movido a energia solar.
Piloto Andre Boschberg (direita) conversa com o piloto Bertrand Piccard após desembarcarem em Mascate, capital de Omã. Os pilotos suíços tentam o primeiro voo ao redor do mundo em um avião movido a energia solar.
O piloto Andre Boschberg (c) posa para uma foto com um homem após desembarcar em Mascate em direção a Ahmedabad, no oeste da Índia. Os pilotos suíços Bertrand Piccard e Andre Borschberg tentam o primeiro voo ao redor do mundo em um avião movido a energia solar.
10.mar.2015 - Integrante da equipe de solo segura um protetor de vento da aeronave "Solar Impulse 2", avião que está fazendo uma volta ao mundo utilizando somente energia solar, e pousou no aeroporto de Ahmedabad, na Índia. O avião decolou de Muscat, em Omã, na terça-feira (10) para iniciar a segunda parte de sua jornada. A viagem de cinco meses vai cobrir 35 mil quilômetros. Dois pilotos suíços, Bertrand Piccard e Andre Boschberg, vão se revezar no comando na pequena cabine durante cinco dias consecutivos no ar.
Funcionários se preparam para empurrar o avião "Solar Impulse 2", movido a energia solar, para dentro do seu hangar após pouso no aeroporto no oeste da cidade indiana de Ahmedabad, na madrugada nesta quarta-feira (11), no horário local. O veículo completou a segunda etapa de uma volta ao mundo sem precedentes, que tem por objetivo promover o uso das energias renováveis. (uol)

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