sábado, 30 de abril de 2016

Material radioativo em oceanos

Material radioativo foi encontrado em oceanos na Terra.
As sobras radioativas de recentes explosões de estrelas perto de terra foram encontradas no espaço para a primeira vez. O material raro, chamado de ferro -60 foi detectado por uma sonda da NASA ao longo dos últimos 17 anos, de acordo com um novo estudo publicado hoje na revista Science. Ferro – 60 é conhecido por formar explosões gigantes que ocorrem quando estrelas morrem . A presença do metal do espaço ao redor da Terra contribui para a teoria de que várias supernovas ocorreram relativamente perto do nosso sistema solar nos últimos milhões de anos, chovendo ferro -60 na Terra.
Ferro -60 foi visto no fundo de crostas dos oceanos na Terra. Apenas recentemente, as amostras de solo lunar trazidas pelos astronautas da Apollo foram encontradas para conter a substância radioativa. Mas a sua presença em nosso sistema planetário tem confundido os cientistas há muito tempo. Ferro – 60 tem uma meia – vida de 2,6 milhões de anos – a duração do tempo que leva para metade de uma amostra do material a deterioração. Isso significa que o metal não poderia ter sido formado durante os primeiros anos da Terra, mas sim vindo de uma fonte diferente: o espaço.
Os pesquisadores acreditam que quando uma estrela fica sem combustível, seu núcleo entra em colapso e produz uma variedade de elementos diferentes – incluindo o ferro -60 radioativo. Estes materiais, em seguida, atiram para fora em altas velocidades quando a estrela explode no universo. Dois estudos recentes publicados na revista Nature têm especulado sobre as supernovas que podem ser responsáveis pela reserva de ferro -60 da Terra. “Tudo se encaixa muito bem”, disse o autor do estudo Martin Israel, físico da Universidade de Washington em St. Louis.
O metal foi detectado pela sonda da NASA ACE lançada há 19 anos para medir partículas solares e raios cósmicos de alta velocidade que viajam através do espaço. Martin e seus colegas vasculharam os últimos 17 anos de dados da ACE, procurando evidências de ferro-60. (yahoo)

Nenhum comentário: