sexta-feira, 8 de abril de 2016

Usos de biodiesel no Brasil e no Mundo

O relatório “Usos de biodiesel no Brasil e no Mundo” resume os resultados do Grupo de Trabalho (GT), organizado pela Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Oleaginosas e Biodiesel do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O documento, elaborado por representantes de órgão públicos e privados, dentre eles a APROBIO, busca identificar e consolidar informações sobre resultados de testes e experiências com diferentes misturas de biodiesel ao diesel mineral no Brasil e no mundo.
Apoiado numa matriz de análise, o relatório sintetiza 57 trabalhos sobre o tema, abrangendo impactos de misturas iguais ou superiores a 10% de biodiesel por litro de diesel fóssil – denominadas “misturas elevadas”. O documento ressalta, ainda, a especificação de biodiesel adotada no Brasil, comprovando sua compatibilidade com as vigentes em outros países, especialmente nos Estados Unidos e na Europa, sendo, inclusive, mais rigorosa que muitos deles em alguns parâmetros.
Os cientistas avaliaram o consumo de combustível, emissões de gases, partida a frio, potência e desempenho, durabilidade e desgastes de componentes. Além disso, analisaram a frota nacional e compararam as especificações do biodiesel nacional com os de mais três países.
O estudo, diz Tiago Giuliani, assistente da Coordenação-Geral de Cana-de-açúcar e Agroenergia do Mapa, possibilita a qualquer cidadão ter acesso às principais pesquisas na utilização de biodiesel em motores a diesel, de forma sistematizada e organizada. Também permite uma discussão técnica sobre os aspectos negativos e positivos dessa utilização.
De acordo com o Mapa, a produção e o consumo de biodiesel no Brasil para este ano está estimada em 4 bilhões de litros. Esse deve ser o mesmo volume a ser produzido e consumido em 2016. A soja é uma das principais fontes de extração de biodiesel no país. (aprobio)

Nenhum comentário: