segunda-feira, 2 de maio de 2016

Holanda quer banir combustíveis

Só carros elétricos na Holanda a partir de 2025.
Lá, um terço da população usa bicicletas e os transportes são bem geridos e integrados.
Projeto já foi aprovado e será colocado em prática.
Holanda quer acabar com carros movidos a combustíveis fósseis até 2025.
Quem conhece ou já esteve na Holanda já deve ter percebido como os meios de transporte são encarados de forma diferente por lá. 
Pelo menos um terço da população usa bicicleta em ciclovias que cortam o país todo, e os serviços de metrô, ônibus, trem e até balsa funcionam de forma muito bem integrada – um modelo para o restante do mundo.
Pensando ainda mais à frente, os políticos do país têm a expectativa de, até 2025, acabar com os veículos movidos a combustíveis fósseis (gasolina e diesel, por exemplo). Segundo o jornal local Dutch News, o parlamento já discute colocar a proposta em prática.  
Apesar das críticas da oposição, a projeto do Partido Trabalhista (PvdA) foi aprovado na Casa e as próximas etapas começarão a ser traçadas a partir deste ano. A ideia é que, daqui uma década, somente carros elétricos sejam permitidos no país.
A oposição, porém, diz que o projeto é “fora da realidade” devido ao Acordo Energético do país e ao comprometimento da Holanda com algumas metas de descarbonização até 2020. Outro argumento é o fato de que, atualmente, as vendas de carros elétricos representam só 10% do total do mercado interno de veículos.
Questionado a respeito dos problemas levantados pela oposição, o líder do PvdA, Diederik Samsom, afirmou não crer que o objetivo seja inalcançável. “O acordo (energético) vai até 2023, e estamos livres depois disso. Nós somos ambiciosos, talvez as outras legendas não sejam tanto.” (yahoo)

Nenhum comentário: