Projeto de lei quer ônibus paulistanos movidos com B20 no ano que vem.
B20 já no ano que vem em todos os cerca de 14.700 ônibus que fazem parte
da frota de transportes públicos da capital paulista. Essa é uma das metas de
um projeto de lei – PL 300/2017 – de autoria do vereador Milton Leite.
O texto modifica a Lei de Mudanças Climáticas de São Paulo. Aprovada em
2009 durante a administração de Gilberto Kassab, a Lei 14.933 determinava – em
seu artigo 50 – que o sistema de transportes públicos da maior cidade do país
deveria substituir os combustíveis fósseis por renováveis em incrementos de 10%
por ano. A meta era chegar em 2018 com 100% de energia renovável.
Essa determinação, no entanto, não saiu do papel. Mesmo o projeto
Ecofrota que pretendia estimular o uso de alternativas menos poluentes acabou
enfrentando problemas de implementação.
O novo PL procura reverter essa lacuna e estabelecer um novo cronograma
para troca do diesel fóssil por biodiesel.
Biodiesel Puro
A proposta também cria um cronograma para a substituição dos veículos
mais antigos por carros equipados com a motores menos poluentes. Já no ano que
vem, metade a frota paulistana deverá ter tecnologia Euro 5 e, a partir de
2022, 10% da frota deverá ser de carros Euro 6.
Veículos com motorização mais antiga – Euro 3 – deverão ser tirados das
ruas até 2021.
O texto do PL também determina que os novos motores adotados na frota
paulistana devem estar preparados para funcionar com biodiesel puro.
Também haverá mais estimulo à eletrificação da frota. Até 2037, a cidade
deverá ter, pelo menos, 1.500 veículos elétricos. (biodieselbr)
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