sexta-feira, 12 de maio de 2017

Paris terá serviço de táxi aquático movido à energia solar

O Portal Solar, no artigo que falava sobre o carro Sion, movido à energia solar, mostrou que a tecnologia associada a recursos renováveis já é uma realidade capaz de projetar e construir carros que funcionam com a energia captada por placas de energia solar.
O carro elétrico foi fabricado a partir de um projeto de crowfunding (ou seja, de financiamento coletivo) que levantou aproximadamente US$ 187 mil. O valor foi suficiente para iniciar a produção dos carros movidos à energia solar, que devem estar disponíveis no mercado em 2018.


O Sion irá contar com células fotovoltaicas integradas à lataria, nas portas e no capô. São 7.5m² de células fotovoltaicas que fazem a captação de luz solar gerando energia solar elétrica suficiente para movimentar o veículo. Essas placas solares, fabricadas com células de silício monocristalino, terão a capacidade de gerar energia para movimentar o carro por 30 quilômetros sem a necessidade de uma recarga de energia.
E se o carro Sion, movido à energia solar, é um projeto para 2018, o barco abastecido por recursos naturais já está a todo vapor em Paris. A iniciativa inovadora é da SeaBubbles, uma startup que espera lançar o serviço de táxi aquático movido à energia solar a partir de junho deste ano.


A SeaBubbles é um projeto de Alain Thebault e Anders Bringdal, que começaram a investir na empresa há cerca de sete meses e já contam com o apoio de vários órgãos.
Os fundadores esperam conseguir apresentar um protótipo do veículo na CES do próximo ano. Anders Bringdal declarou que as cidades estão presas em engarrafamentos e poluição, e que a tecnologia da SeaBubbles tenta reconstruir isso, oferecendo um transporte renovável, movido a energia solar, que não prejudica o meio ambiente e não causa ruídos.
A empresa já desenvolveu protótipos de pequenos barcos elétricos, cujas baterias são abastecidas por estações de recarga de energia solar e geradores que produzem eletricidade aproveitando a força das ondas. Paris deve ser a primeira metrópole a contar com táxis aquáticos movidos à energia solar.
Os taxis aquáticos franceses são construídos com fibra de vidro e espuma de alta densidade. As embarcações são totalmente alimentadas por energia solar também foram projetadas com design aerodinâmico que reduzirão o arrasto aerodinâmico em até 40%. A velocidade máxima dos táxis aquáticos da SeaBubbles chega a aproximadamente oito nós (cerca de 15 km/h), sendo que a autonomia varia entre 80 a 100 km.
A princípio as embarcações para transporte coletivo da startup serão comandadas por dois ex-velejadores que detêm recordes mundiais de velocidade no mar. Entretanto a SeaBubbles não descarta a alternativa de adaptar seus barcos, alimentador por energia solar, à tecnologia de condução autônoma dentro de alguns anos.
O Brasil ainda não possui previsões de taxis aquáticos, mas já conta com empresas que incentivam o uso de recursos renováveis, como a energia solar. (portalsolar)


Nenhum comentário: