Mercado
de carro elétrico vai de zero a 2 milhões em cinco anos.
Apesar
do rápido crescimento, os veículos elétricos ainda representam apenas 0,2% do
total de veículos leves.
Carro elétrico: o “fator cool” dos veículos elétricos
poderá gerar vendas de até 450 milhões até 2035.
O
número de veículos elétricos nas ruas disparou para 2 milhões em 2016 após ser
virtualmente zero há apenas cinco anos, segundo a Agência Internacional de
Energia.
Os
veículos registrados do tipo plug-in ou movidos a bateria nas ruas de todo o
mundo aumentaram 60% em relação ao ano anterior, segundo o relatório Global EV
Outlook 2017, da AIE, que tem sede em Paris.
Apesar
do rápido crescimento, os veículos elétricos ainda representam apenas 0,2% do
total de veículos leves.
“A
China foi de longe o maior mercado de carros elétricos, respondendo por mais de
40% dos carros elétricos vendidos no mundo, com mais do que o dobro do total
vendido nos EUA”, escreveu a AIE no relatório publicado.
“É
inegável que a aceitação atual do mercado de carros elétricos é muito
influenciada pelo ambiente político.”
Um
programa plurigovernamental chamado Electric Vehicle Initiative estabelecerá
uma meta de 30% de participação de mercado para carros, ônibus, caminhões e vãs
movidos a bateria até 2030, segundo a AIE.
Entre
os 10 governos que participam da iniciativa estão China, França, Alemanha,
Reino Unido e EUA.
A
Índia, que não faz parte do grupo, informou no mês passado que planeja vender
apenas carros elétricos até o fim da próxima década.
Os
países e as cidades estão contando com os carros elétricos para ajudar a
enfrentar seus problemas de poluição atmosférica.
Para
limitar o aquecimento global a menos de 2°C, meta estabelecida pelo histórico
Acordo de Paris voltado às mudanças climáticas, o mundo precisará contar com
600 milhões de veículos elétricos até 2040, segundo a AIE.
Após
dificuldades de aceitação entre os consumidores, a Tesla tem fabricado veículos
elétricos arrojados e modernos e está entrando no mercado popular com o novo
sedã Model 3.
O
interesse do consumidor e a infraestrutura de recarga, juntamente com a queda
da demanda por carros a diesel após o escândalo das emissões da Volkswagen, estimularam
enormes investimentos em carros plug-in.
O
“fator cool” dos veículos elétricos poderá gerar vendas de até 450 milhões até
2035, segundo o economista-chefe da BP, Spencer Dale.
A
Volkswagen, que é a maior fabricante de automóveis do mundo, planeja lançar
quatro veículos elétricos a preços acessíveis nos próximos anos como parte da
meta de vender mais de 2 milhões de veículos movidos a bateria por ano até
2025.
A
Mercedes-Benz acelerou o lançamento de 10 novos veículos elétricos em três
anos, para 2022, para confrontar a Tesla em meio ao declínio gradual do motor
de combustão. (abril)
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