terça-feira, 30 de maio de 2017

Mercado de carro elétrico vai de 0 a 2 milhões em 5 anos

Mercado de carro elétrico vai de zero a 2 milhões em cinco anos.
Apesar do rápido crescimento, os veículos elétricos ainda representam apenas 0,2% do total de veículos leves.
Carro elétrico: o “fator cool” dos veículos elétricos poderá gerar vendas de até 450 milhões até 2035.
O número de veículos elétricos nas ruas disparou para 2 milhões em 2016 após ser virtualmente zero há apenas cinco anos, segundo a Agência Internacional de Energia.
Os veículos registrados do tipo plug-in ou movidos a bateria nas ruas de todo o mundo aumentaram 60% em relação ao ano anterior, segundo o relatório Global EV Outlook 2017, da AIE, que tem sede em Paris.
Apesar do rápido crescimento, os veículos elétricos ainda representam apenas 0,2% do total de veículos leves.
“A China foi de longe o maior mercado de carros elétricos, respondendo por mais de 40% dos carros elétricos vendidos no mundo, com mais do que o dobro do total vendido nos EUA”, escreveu a AIE no relatório publicado.
“É inegável que a aceitação atual do mercado de carros elétricos é muito influenciada pelo ambiente político.”
Um programa plurigovernamental chamado Electric Vehicle Initiative estabelecerá uma meta de 30% de participação de mercado para carros, ônibus, caminhões e vãs movidos a bateria até 2030, segundo a AIE.
Entre os 10 governos que participam da iniciativa estão China, França, Alemanha, Reino Unido e EUA.
A Índia, que não faz parte do grupo, informou no mês passado que planeja vender apenas carros elétricos até o fim da próxima década.
Os países e as cidades estão contando com os carros elétricos para ajudar a enfrentar seus problemas de poluição atmosférica.
Para limitar o aquecimento global a menos de 2°C, meta estabelecida pelo histórico Acordo de Paris voltado às mudanças climáticas, o mundo precisará contar com 600 milhões de veículos elétricos até 2040, segundo a AIE.
Após dificuldades de aceitação entre os consumidores, a Tesla tem fabricado veículos elétricos arrojados e modernos e está entrando no mercado popular com o novo sedã Model 3.
O interesse do consumidor e a infraestrutura de recarga, juntamente com a queda da demanda por carros a diesel após o escândalo das emissões da Volkswagen, estimularam enormes investimentos em carros plug-in.
O “fator cool” dos veículos elétricos poderá gerar vendas de até 450 milhões até 2035, segundo o economista-chefe da BP, Spencer Dale.
A Volkswagen, que é a maior fabricante de automóveis do mundo, planeja lançar quatro veículos elétricos a preços acessíveis nos próximos anos como parte da meta de vender mais de 2 milhões de veículos movidos a bateria por ano até 2025.
A Mercedes-Benz acelerou o lançamento de 10 novos veículos elétricos em três anos, para 2022, para confrontar a Tesla em meio ao declínio gradual do motor de combustão. (abril)

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