Crescimento do mercado de energia solar no Brasil favorece
empreendedores.
O alto volume de conexões de
sistemas de energia solar no Brasil vem trazendo grande lucratividade para os
empreendedores que atuam com a venda e instalação de placas solares.
Somente em 2019 foram mais de
92.000 sistemas instalados, como mostram os dados da Agência Nacional de Energia
Elétrica (ANEEL), um salto de 161% em relação a 2018.
Oferecendo uma redução de até
95% nas contas de luz, a tecnologia fotovoltaica se tornou o desejo dos
brasileiros cansados do alto preço da energia no país e sua frequente inflação.
Além disso, as placas também
apresentam maior potencial de geração por utilizar a fonte de energia mais
abundante no Brasil e lideram invictas o segmento de geração distribuída (GD).
Desde a criação da GD, em 2012,
foram R$4,8 bilhões acumulados em investimentos no mercado solar, segundo os
dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).
Números atraem cada vez mais
empresários interessados em abrir seu próprio negócio de energia solar e pegar
carona nesse crescimento.
A maioria deles tem formação
superior em áreas técnicas e idade média de 45 anos, de acordo com um
levantamento feito pelo SEBRAE sobre o perfil dos empreendedores solares.
Para conseguir se destacar da
concorrência e obter resultados mais expressivos, muitos ainda apostam na franquia fotovoltaica, modelo de negócio em alta no mercado.
Um caso de sucesso é o do
administrador e empresário José Guilherme, que em 2017 entrou no mercado de
energia solar pelo modelo de franchising com uma loja em Alphaville,
Barueri-SP.
Foram 18 sistemas vendidos em
apenas 4 meses de funcionamento. No final do primeiro ano, o faturamento foi de
mais de R$ 8.700.000,00.
Do mesmo modo que o potencial
das placas para gerar energia, as oportunidades para quem quer empreender estão
espalhadas por todo o país.
Embora as regiões Sudeste e Sul
apresentem os maiores mercados da tecnologia, outros estados têm se destacado
no crescimento das instalações, como Mato Grosso, Goiás, Bahia e Maranhão.
Cidades como Vitória da
Conquista, Rondonópolis e São Luis apresentam carência de empreendedores para
impulsionar seus mercados.
O número de empresas de energia
solar no Brasil ainda é pouco, mas está crescendo junto com o segmento de
geração distribuída.
Com pouco mais de 150 mil
sistemas instalados atualmente, espera-se que a geração distribuída atinja 1,35
milhão de brasileiros até 2027, segundo a Empresa de Pesquisa de Energia (EPE).
(ecodebate)
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