quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Chesf abre chamada pública para projetos de minigeração fotovoltaica

Chesf abre chamada pública para projetos de minigeração fotovoltaica com armazenamento de energia por baterias.
Propostas deverão ser enviadas até as 23h59 de 28/02/2020.
A Chesf – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco acaba de abrir Chamada Pública de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para Minigeração Fotovoltaica com armazenamento de energia por baterias. Nesse caso, as baterias funcionarão como fonte autônoma de suprimento dos serviços auxiliares de subestações 230/500 kV.
Para esclarecimentos sobre a Chamada Pública e Nivelamento dos Procedimentos para Elaboração do Projeto, a Chesf realiza um workshop em 20/01/20.
As propostas de projetos deverão ser enviadas pelos interessados até as 23h59 do dia 28 de fevereiro de 2020.
Depois disso, os projetos serão apresentados entre os dias 6 e 08/04/20 e a fase de análise ocorrerão entre 22 e 30/04/20. A divulgação das propostas selecionadas será em 04/05/20. O edital dessa Chamada Pública está disponível no site da companhia.
Segundo a empresa, o Programa de Pesquisa & Desenvolvimento da Chesf está orientado no sentido de obter inovações que apresentem soluções aos desafios tecnológicos e de mercado e que possibilitem a capacitação da empresa na busca de novos processos ou produtos. O Programa desenvolve-se mediante a execução de projetos com instituições de pesquisa e desenvolvimento e fabricantes.
Em seu site, a empresa explica que seu processo de captação de ideias de projetos inicia-se com o levantamento das demandas (ideias) junto aos profissionais da companhia e depois são submetidas à análise do Comitê de P&D+I da Chesf. A etapa final é a aprovação da diretoria.
São considerados, também, os projetos que representam a continuidade de pesquisas anteriores, de forma a viabilizar o ciclo completo da cadeia de inovação. Além dos projetos de pesquisa básica, pesquisa aplicada e desenvolvimento experimental, a Chesf visa principalmente o desenvolvimento de projetos nas fases de cabeça de série, lote pioneiro e inserção no mercado, explorando todo o potencial do investimento na busca da criação de valor para seu negócio e também para a sociedade, contribuindo na geração de novos negócios, na formação de empresas e consequentemente na criação de empregos.
Após o processamento inicial, a demanda é então publicada na internet, no Portal da Chesf (Canal Inovação) através de uma Chamada Pública. Os documentos das Chamadas Públicas buscam orientar as entidades de pesquisa na elaboração dos projetos, constando todas as orientações, premissas e objetivos que devem ser considerados para formatação da proposta de projeto, além dos critérios de avaliação e forma de submissão. (portalsolar)

Nenhum comentário: