Maior frota de táxis elétricos da América do Sul completa 2 anos
O Programa de Táxis
Elétricos da Nissan no Rio de Janeiro completou dois anos contribuindo para
tornar mais limpo o ar da cidade. As 15 unidades do modelo 100% elétrico Nissan
LEAF usadas no programa, que formam a maior frota de táxis elétricos da América
do Sul, rodaram juntas no período cerca de 900 mil quilômetros sem emissões de
poluentes – emissões zero. Assim, se comparado a um carro de porte médio com
motor a gasolina rodando a mesma distância, cada táxi elétrico evitou que fosse
despejado na atmosfera, por exemplo, nove toneladas de CO2.
Somada toda a frota de
LEAF que roda atendendo a população e turistas na cidade, em apenas um ano foi
evitada a emissão de mais de 135 toneladas de CO2. Uma prova de que,
além de atender com conforto e qualidade os usuários, podendo ser usado
normalmente no dia a dia, o carro 100% elétrico é uma solução real para a
mobilidade sustentável.
Lançado comercialmente nos
Estados Unidos e no Japão em dezembro de 2010, e na Europa no ano seguinte, o
Nissan LEAF já tem mais de 150 mil unidades vendidas em todo o mundo. O módulo
de 48 baterias de íon-lítio tem autonomia de cerca de 160 km e pode ser
recarregado em carregadores caseiros em até quatro horas, ou em apenas 30
minutos com os ‘Quick Chargers’ (carregadores rápidos), como os utilizados para
abastecer os táxis do programa do Rio.
Além de contribuir para
diminuir as emissões de poluentes, o táxi elétrico também proporciona uma
significativa redução das despesas com abastecimento. Em relação a um carro do
mesmo porte abastecido com etanol, levando-se em consideração uma média anual
de 30 mil quilômetros rodados em ambiente urbano, a economia de cada LEAF táxi,
sendo recarregado usando a rede elétrica, ultrapassa os R$ 10 mil por ano se comparado
com um carro a gasolina. Além disso, um carro elétrico proporciona outros ganhos aos
motoristas. Por exemplo, não há manutenção de componentes como filtro de óleo,
óleo do motor e outros pelo fato do motor não ser a combustão.
O programa de táxis elétricos
LEAF no Rio faz parte de uma parceria que promove a mobilidade com emissão zero
de poluentes na cidade e envolve a montadora Nissan, a Petrobras Distribuidora
– responsável pela infraestrutura de
recarga para os veículos em postos com sua bandeira –, a Prefeitura e o projeto
Rio Capital da Energia. Ainda na capital carioca, modelos LEAF já foram usados
em testes pela Polícia Militar no patrulhamento de pontos turísticos da cidade
e pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro demonstrando toda a sua
versatilidade em diferentes tipos de uso. Outros 10 Nissan LEAF rodam como
táxis em São Paulo, em um projeto semelhante ao existente no Rio.
(ambienteenergia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário