terça-feira, 8 de setembro de 2015

Como funciona o biodiesel de algas

Foi dada a largada na corrida por uma nova forma de combustível. Com o preço da gasolina cada vez mais alto, dependência do petróleo e a escassez de recursos no mundo inteiro, encontrar alternativas para os combustíveis e produtos derivados de petróleo tornou-se algo urgente. Felizmente, os cientistas têm estudado há anos a produção de produtos alternativos para criar um combustível mais limpo e "verde".
Bonito, não é? Apesar de parecer arte abstrata, coisa que pode servir de combustível para nossos carros e aviões em um futuro próximo.
É possível que nós usemos um desses combustíveis alternativos em um futuro próximo. A alga pode ser um elemento milagroso na busca por um produto mais sustentável, de produção em massa e que possa ser convertido em combustível. As algas crescem naturalmente no mundo inteiro. Em condições adequadas, podem crescer massivamente, quase ilimitadamente. Você sabia que metade da composição das algas, em peso, é de óleo de lipídios? Os cientistas têm estudado esse óleo por décadas para convertê-lo em biodiesel de algas - um combustível de queima limpa e mais eficiente do que o petróleo.
Um sinal dos tempos?
As algas foram exploradas como combustível alternativo em 1978 durante o governo do presidente Jimmy Carter. Os preços da gasolina haviam disparado, as filas nos postos eram intermináveis e o governo estava procurando ajuda para aliviar a crise. O Programa de Espécies Aquáticas, dirigido pelo Laboratório Nacional de Energia Renovável, pesquisou algas com alta produção de óleo para fazer biodiesel. Após testar mais de 3 mil tipos de algas, o programa concluiu que essa planta de alta produtividade, e se produzida em quantidades grandes o suficiente, poderia substituir os combustíveis fósseis para calefação caseira e transporte. (carros.hsw)

Nenhum comentário: