11 milhões de carros da
Volkswagen em todo o mundo tiveram sistema de emissão de gases adulterado; EUA
abrem investigação criminal.
Testes
feitos em carros da Volkswagen para avaliar dispositivo de emissão de gases.
O
grupo alemão Volkswagen anunciou em 22/09/15 que mais de 11 milhões de carros a
diesel em todo o mundo foram equipados com um tipo de motor que poderia
distorcer os dados de emissão de gases.
Em
comunicado, o grupo faz questão de esclarecer que “os veículos novos do grupo
Volkswagen com motores diesel UE 6, atualmente disponíveis na União Europeia,
estão em conformidade com os requisitos legais e as normas ambientais”, mas que
os veículos “com motores tipo EA 189, envolvendo cerca de 11 milhões de
automóveis em todo o mundo” poderão ter discrepâncias nos dados das emissões.
A
Volkswagen acrescenta que trabalha “intensamente para eliminar as discrepâncias
através de medidas técnicas”, e está em contato com as autoridades competentes,
principalmente da KBA (Autoridade Federal Alemã de Transportes).
A
Agência de Proteção do Meio Ambiente (EPA) dos Estados Unidos acusou, em 18/09,
a empresa de adulterar o desempenho dos motores em termos de emissões de gases
poluentes por meio de um software incorporado no veículo. A alteração pode
resultar em multa de até US$ 18 bilhões (cerca de € 15,9 bilhões ao câmbio de
hoje).
O
presidente do grupo Volkswagen, Martin Winterkorn, reconheceu que a empresa
adulterou os dados e lamentou em 20/09 por ter “quebrado a confiança” dos
clientes e do público em geral, depois das acusações das autoridades
norte-americanas.
A
marca suspendeu as vendas dos modelos dos carros envolvidos, que eram o foco
dos esforços de Winterkorn para recuperar o mercado nos Estados Unidos. A
estratégia da Volkswagen para o mercado norte-americano previa vender carros a
diesel com motores poderosos e poucas emissões de gases – uma forma de ganhar
cota, já que no ano passado as vendas nos Estados Unidos tinham caído 10%, para
366.970 unidades.
No
entanto, a Volkswagen não especificou quantos modelos serão afetados pela
decisão, mas alguns dos veículos que incluem esse motor são o Golf, Jetta,
Beetle da Volkswagen e o Audi A3.
Alemanha
A
chanceler alemã, Angela Merkel, pediu em 22/09 à Volkswagen que garanta
“transparência total” no caso. “Devido à situação difícil, é essencial agora
garantir transparência total para esclarecer o assunto”, afirmou a chanceler em
uma coletiva de imprensa em Berlim, ao acrescentar que o ministro dos
Transportes alemão, Alexander Dobrindt, está em contato com a empresa. “Espero
que os fatos sejam esclarecidos o mais rápido possível”, afirmou.
Coreia
do Sul
Representantes
da Volkswagen foram convocados pelo governo sul-coreano para discutir os testes
de emissão de poluentes depois de a fabricante ter sido acusada de manipular os
resultados. “Chamamos os representantes da Volkswagen e os seus engenheiros ao
ministério para uma reunião na quarta-feira”, disse o vice-ministro, Park
Pan-Kyu. “Vamos começar a fazer testes, o mais tardar, no próximo mês, e
anunciar os resultados no final de novembro”, acrescentou.
Segundo
Park, é ainda muito cedo para dizer que tipo de medidas punitivas o governo
pode aplicar à empresa. Aproximadamente, 59 mil desses modelos circulam
atualmente nas estradas sul-coreanas, informou Park.
EUA
abrem investigação criminal para apurar alterações em carros da Volkswagen.
Autoridades
dos Estados Unidos abriram investigação criminal para apurar as alterações em
veículos, fabricados pela Volkswagen, para reduzir a emissão de gases poluentes
em cerca de meio milhão de carros a diesel vendidos no país.
A
investigação será feita pela divisão do Departamento de Justiça responsável
pelas questões relacionadas a recursos naturais.
A
fabricante alemã, que admitiu ter um software nos carros que altera os testes
de controle de poluição, já está sob a investigação dos Estados Unidos pela
Agência Ambiental Federal (EPA), que poderá impor uma multa de até US$ 18
bilhões (cerca de € 15,9 bilhões).
A
Agência de Proteção Ambiental da Califórnia também faz suas próprias
investigações sobre a Volkswagen, que também está exposta às queixas coletivas
de compradores que se considerarem enganados. Também foram abertas
investigações na Alemanha e na Itália.
O
escândalo, que causa polêmica na Europa, estará também “nas próximas semanas”
no centro de uma audiência do Congresso dos Estados Unidos, de acordo com dois
deputados da Subcomissão de Energia e Comércio da Casa dos Representantes.
Custos
O
grupo Volkswagen anunciou em 23/09 que vai fazer uma provisão de € 6,5 bilhões
no terceiro trimestre deste ano para cobrir custos potenciais por ter alterado
as emissões de gases nos seus carros nos Estados Unidos.
Em
comunicado, a fabricante alemã disse que, perante essa provisão, os resultados
financeiros do terceiro trimestre “poderão estar sujeitos a avaliação”, sendo
que a previsão de lucros para 2015 “poderá estar sujeita à reavaliação e ser
ajustada em conformidade”.
Ações
O
comunicado fez com que as ações da Volkswagen caíssem hoje mais de 20% na Bolsa
de Frankfurt, depois de terem perdido 17% em 21/09.
Em
21/09 o grupo Volkswagen perdeu aproximadamente € 15,6 bilhões, quase um quarto
da sua capitalização, depois de ter admitido as alterações nos veículos. As
ações do grupo alemão fecharam a sessão em queda de 23%, para € 125,40, sendo
que o presidente da Volkswagen, Martin Winterkorn, cuja renovação do mandato
estava prevista para o ocorrer durante o Conselho de Supervisão de 25/09, vê o
cargo em risco.
A
Volkswagen não especificou quantos modelos foram alterados, mas alguns dos
veículos que incluem o motor são o Golf, Jetta, Beetle da Volkswagen e o Audi
A3. (ecodebate)
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