quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Volkswagen fraudou níveis de emissões de NOx

Volkswagen reconhece ter fraudado níveis de emissões de NOx
A Volkswagen admitiu em 22/09/15 que instalou um dispositivo que altera os resultados dos testes de controles de emissões poluentes em 11 milhões de veículos a diesel. A fraude aconteceu em modelos de várias marcas pertencentes ao grupo de origem alemã em todo o mundo.
É a primeira vez que a montadora admite a manipulação em carros fora dos Estados Unidos. O escândalo veio à tona em 17/09/15, quando o governo norte-americano denunciou a fraude em 500 mil veículos vendidos no país. Segundo a investigação, um software burla os dados de emissão de poluentes quando os carros são testados, para que sejam atendidos os níveis de óxidos de nitrogênio (NOx) exigidos nos EUA.
Em 20/09/15 o presidente mundial da empresa, Martin Winterkorn, pediu desculpas pelo ocorrido, sem citar que a prática envolvia outros mercados, além do norte-americano.
Apesar de admitir hoje que a falha atinge outros mercados, não foram especificados em que outros países estão esses veículos. A Volkswagen anunciou ainda que reservou € 6,5 bilhões para solucionar o problema e enfrentar as potenciais consequências do escândalo.
Nesta terça, as ações do grupo operavam em queda de mais de 20% na Bolsa de Frankfurt.
Denúncia
Segundo a Agência de Proteção Ambiental (EPA) norte-americana, 482 mil veículos com motores a diesel vendidos no país violaram os padrões federais, entre eles os modelos Jetta, New Beetle (chamado de Fusca no Brasil), Golf, Passat e o Audi A3 – da marca que pertence ao grupo Volkswagen. Esses carros usam o motor EA 189 e foram fabricados entre 2009 e 2015.
A desconfiança partiu da diferença entre níveis de emissão encontrados em testes de rodagem e os oficiais. Após investigar, a EPA concluiu que um software instalado pela montadora detecta quando o carro está sendo inspecionado para verificar o nível de emissão de poluentes e só então passa a controlar os gases que o veículo solta na atmosfera.
Esse controle fica desligado em situações normais de rodagem, fazendo com que os carros poluam muito além do nível exigido no país.
Empresa
Em seu comunicado, a Volkswagen assumiu que há distorções entre os números de testes em laboratório e os de testes de rodagem "especificamente" para os motores EA 189. Segundo a montadora, outros veículos possuem o software, mas sem que ele provoque qualquer efeito.
"A Volkswagen está trabalhando intensamente para eliminar essas distorções, por meio de medidas técnicas", disse a montadora nesta terça. "A Volkswagen não tolera nenhum tipo de violação da lei."
Nos EUA, a Volkswagen será obrigada a consertar os veículos gratuitamente, convocando um recall. A montadora disse que também está em contato com o governo alemão, que pediu uma apuração do caso.
A investigação nos EUA é a mesma que multou Hyundai e Kia por fraude nas informações sobre o consumo médio de combustível de 1,2 milhão de carros, em 2012. (biodieselbr)

Nenhum comentário: