terça-feira, 30 de outubro de 2012

Custo de transmissão de energia fotovoltaica

Projeto mede custo de transmissão de energia fotovoltaica
Com a Usina Experimental de Geração Solar, a Cemig marca presença com um projeto que promete trazer respostas e soluções inovadoras. Com a busca por fontes alternativas de energia ganhando força, surgiu o interesse governamental de potencializar o uso dessa fonte energética limpa e abundante. Qual a maneira ideal para captação? Como integrá-la às redes convencionais de distribuição elétrica? Como comercializá-la? Para responder essas e outras questões, a Agência Nacional de Energia (Aneel) lançou a chamada 13/2011, intitulada “Arranjos Técnicos e Comerciais para a Inserção da Geração Fotovoltaica na Matriz Energética Brasileira”.
Ao todo, a Aneel recebeu 18 propostas de projetos estratégicos para o tema. Somados, os investimentos chegam a R$ 400 milhões. A proposta da Cemig apresentada à Aneel em dezembro passado foi considerada um dos melhores trabalhos. Orçado em cerca de R$ 9 milhões, ela tem a sua conclusão prevista para 2014. Os executores do projeto são a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Eficiência, empresa subsidiária do Grupo Cemig. O projeto conta com a participação do grupo TBE e da Copel.
“No projeto que estamos conduzindo, queremos estudar o aproveitamento da energia solar ligada à rede, de maneira complementar à solução convencional”, explica Bruno Marciano, engenheiro de Tecnologia e Normalização da Cemig e gerente do projeto.
Objetivo do projeto
“É descobrir as distâncias em termos do custo entre geração fotovoltaica no Brasil e as soluções mais atrativas no mercado, considerando disponibilidade, aspectos técnicos, tributários, regulatórios e comerciais”, informa o professor Selênio Rocha, coordenador do projeto na UFMG. Para encontrar tais respostas, os pesquisadores irão instalar, no ano que vem, uma planta de 500 kW, cujos processos de concepção, licitação de equipamentos, projetos e serviços permitirão conhecer os custos reais de um empreendimento como esse.
No campo acadêmico, o projeto envolve seis professores da UFMG e um da PUC Minas, que, a partir do tema, irá elaborar a sua tese de doutorado. Selênio acredita que um dos inúmeros resultados do projeto será a criação de cursos de especialização em energia solar, capacitando uma geração de engenheiros no tema. (ambienteenergia)

Nenhum comentário: