quinta-feira, 16 de julho de 2020

Sorocaba adota energia solar em terminal de passageiros

Novo sistema fotovoltaico evitará a emissão anual de 160 toneladas de gás carbônico na atmosfera.
O terminal do Sistema BRT, instalado na Avenida Antonio Silva Saladino, no bairro Vitória Régia, em Sorocaba (SP), conta com o uso de energia limpa por meio de placas solares para o abastecimento do sistema operacional em sua totalidade. Todo o fornecimento de energia será destinado para as unidades administrativas/operacionais e instalações e estruturas fixas, como os terminais de embarque e desembarque, estações e pontos de parada.
Todo o sistema terá uma potência de 1.480,7 quilowatt-pico (kwp) e, quando concluído, terá capacidade de geração de 1.982 megawatts-hora (Mwh) no primeiro ano e uma redução anual de 160 toneladas de gás carbônico na atmosfera.
Além dessa fonte renovável, o terminal utiliza água da chuva para a limpeza de áreas internas e para regar as plantas dos jardins. O reservatório de armazenamento da água de reuso do Terminal Vitória Régia tem capacidade de 34 mil litros.
A água coletada poderá ser utilizada sem passar por tratamentos específicos, pois se destina ao uso em situações conhecidas como “limpeza bruta”, ou seja, que não necessitam de processos de purificação.
A Rede Integrada de Transporte (RIT) é um sistema de transporte público baseado em ônibus construído a partir do conceito de Bus Rapid Transit (BRT), criado na capital paranaense na década de 1970. A RIT conta com 81 km de corredores de ônibus, geralmente operados por carros biarticulados, que conectam os terminais integrados nas várias regiões da cidade e transportam cerca de 2 milhões de passageiros diariamente. O sistema é operado pela Urbanização de Curitiba S/A e a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba.
Sorocaba: Terminal Vitória Régia adota energia solar.
Além da interligação por ônibus expressos, os terminais são providos de ônibus alimentadores, que compõem a ramificação secundária deste sistema e atendem aos passageiros dos bairros próximos aos terminais. Adicionalmente, outra categoria de ônibus expressos (os chamados ligeirinhos) provê rápido intercâmbio de passageiros entre um terminal e outro, com trajetos diferentes e poucas paradas intermediárias.
A primeira linha de BRT começou a operar em 1974 e o sistema foi projetado para que não apenas transportasse pessoas, mas conduzisse o crescimento urbano. No entanto, o sucesso da rede e o crescimento populacional aumentaram a demanda, o que fez com que a RIT começasse a apresentar sinais de saturação nos últimos anos.
O sistema de transporte público curitibano inspirou diversas cidades no Brasil e em outros países a adotarem estratégias semelhantes. Nacionalmente, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília começaram a implantar canaletas exclusivas para ônibus. Em 1998, Enrique Peñalosa, o então prefeito de Bogotá, capital da Colômbia, decidiu criar um sistema BRT em sua cidade depois que visitou Curitiba.
Já o TransMilenio, o sistema de ônibus rápidos de Bogotá, conta com veículos rápidos que circulam por vias totalmente exclusivas e transporta 1,7 milhão de pessoas todos os dias. Além disso, a RIT curitibana também serviu como inspiração para mais de 80 países ao redor do mundo. (portalsolar)

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