Novo sistema fotovoltaico
evitará a emissão anual de 160 toneladas de gás carbônico na atmosfera.
O terminal do Sistema BRT,
instalado na Avenida Antonio Silva Saladino, no bairro Vitória Régia, em
Sorocaba (SP), conta com o uso de energia limpa por meio de placas solares para
o abastecimento do sistema operacional em sua totalidade. Todo o fornecimento
de energia será destinado para as unidades administrativas/operacionais e
instalações e estruturas fixas, como os terminais de embarque e desembarque,
estações e pontos de parada.
Todo o sistema terá uma potência
de 1.480,7 quilowatt-pico (kwp) e, quando concluído, terá capacidade de geração
de 1.982 megawatts-hora (Mwh) no primeiro ano e uma redução anual de 160
toneladas de gás carbônico na atmosfera.
Além dessa fonte renovável, o
terminal utiliza água da chuva para a limpeza de áreas internas e para regar as
plantas dos jardins. O reservatório de armazenamento da água de reuso do
Terminal Vitória Régia tem capacidade de 34 mil litros.
A água coletada poderá ser
utilizada sem passar por tratamentos específicos, pois se destina ao uso em
situações conhecidas como “limpeza bruta”, ou seja, que não necessitam de
processos de purificação.
A
Rede Integrada de Transporte (RIT) é um sistema de transporte público baseado
em ônibus construído a partir do conceito de Bus Rapid Transit (BRT), criado na
capital paranaense na década de 1970. A RIT conta com 81 km de corredores de
ônibus, geralmente operados por carros biarticulados, que conectam os terminais
integrados nas várias regiões da cidade e transportam cerca de 2 milhões de
passageiros diariamente. O sistema é operado pela Urbanização de Curitiba S/A e
a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba.
Sorocaba: Terminal Vitória
Régia adota energia solar.
Além da interligação por
ônibus expressos, os terminais são providos de ônibus alimentadores, que
compõem a ramificação secundária deste sistema e atendem aos passageiros dos
bairros próximos aos terminais. Adicionalmente, outra categoria de ônibus
expressos (os chamados ligeirinhos) provê rápido intercâmbio de passageiros
entre um terminal e outro, com trajetos diferentes e poucas paradas
intermediárias.
A primeira linha de BRT
começou a operar em 1974 e o sistema foi projetado para que não apenas
transportasse pessoas, mas conduzisse o crescimento urbano. No entanto, o
sucesso da rede e o crescimento populacional aumentaram a demanda, o que fez
com que a RIT começasse a apresentar sinais de saturação nos últimos anos.
O sistema de transporte
público curitibano inspirou diversas cidades no Brasil e em outros países a
adotarem estratégias semelhantes. Nacionalmente, Rio de Janeiro, Belo Horizonte
e Brasília começaram a implantar canaletas exclusivas para ônibus. Em 1998,
Enrique Peñalosa, o então prefeito de Bogotá, capital da Colômbia, decidiu
criar um sistema BRT em sua cidade depois que visitou Curitiba.
Já o TransMilenio, o sistema
de ônibus rápidos de Bogotá, conta com veículos rápidos que circulam por vias
totalmente exclusivas e transporta 1,7 milhão de pessoas todos os dias. Além
disso, a RIT curitibana também serviu como inspiração para mais de 80 países ao
redor do mundo. (portalsolar)
Nenhum comentário:
Postar um comentário