Carro elétrico Kia citadino está a ser considerado
para rival do Citroën Ami em 2022.
O ano de 2020, ao contrário do que se esperava, não
será um ano próspero para o mercado do carro elétrico. Muitas marcas
suspenderam já os seus planos para novos veículos a chegar às mãos dos
condutores. Contudo, a pandemia não apagou o desejo dos fabricantes automóveis
de ter uma oferta totalmente elétrico, com preços acessíveis e que chegue a
qualquer bolso.
Aliás, o mundo como está hoje poderá afastar as
pessoas dos transportes públicos e os carros citadinos podem ser um bom
investimento.
Kia quer carro elétrico citadino para rivalizar com
o Citroën Ami.
Lembram-se certamente da proposta da Citroën, que
deu a volta ao mundo pelo incrível preço de 6900 euros. Sim, estamos a falar
do Citroën Ami, o citadino
da marca francesa para o mercado dos carros 100% elétrico. Nesse sentido, a Kia
pretende lançar um novo carro citadino elétrico puro para rivalizar com o
Citroën Ami.
Portanto, a Kia está a olhar para o futuro com uma
oportunidade de oferecer ao mercado um carro barato, elétricos dado que, refere
a empresa, as pessoas vão querer afastar-se dos transportes públicos em
resposta à pandemia do coronavírus.
As pessoas querem
sentir-se seguras hoje. Vimos isso muito claramente num inquérito realizado
depois do coronavírus na China, que mostrou que as pessoas passaram dos
transportes públicos para os transportes privados. A razão é porque se sentem
seguras no seu carro. Sentem-se inseguras nos transportes públicos; penso que
se as pessoas tivessem escolha em Londres, optariam por conduzir o seu próprio
carro.
Referiu Emilio Herrera, chefe de operações da Kia
Motors Europe, em entrevista.
O futuro passar por mais transportes privados e
menos por públicos?
Segundo o responsável da marca sul-coreana, os
carros como os Ami têm a capacidade de mudar a forma como as pessoas se
deslocam dentro e fora de cidades como Londres, Paris ou Berlim.
O nosso projeto é olhar
para aquilo a que chamamos carros L6 e L7 no segmento. Carros como o Citroen
Ami é algo que estamos a investigar neste momento, porque acreditamos que pode
ser uma alternativa ao transporte público – desde que o possamos entregar a um
custo muito semelhante ao do transporte público, disse Herrera.
O Citroen Ami foi recentemente anunciado em França, com um preço de apenas 19,99 € por mês. Os clientes que procuram comprar diretamente o carro podem fazê-lo a partir de apenas 6900 euros. Se a Kia fosse lançar algo como o Ami, teria como alvo o mesmo valor mensal e um preço de tabela igualmente baixo.
Estamos realmente a olhar para preços mensais muito baixos de subscrição para que possa realmente competir – e o Ami é um dos veículos para o qual olhámos. Isso significa um modelo de subscrição, ou pode alugá-lo por uma semana ou um mês, por isso precisa de ser bastante flexível como os transportes públicos.
Explicou o responsável da marca sul-coreana para a Europa.
Carro elétrico Kia citadino está a ser considerado para rival do Citroën Ami em 2022.
Alugar o carro elétrico em vez de o vender
Apesar de a Citroën só ter revelado o Ami em fevereiro, segundo Herrera, a Kia “já está a estudar uma proposta sobre a existência de micro veículos muito pequenos para uso urbano”. Nesse sentido, há uma hipótese de o projeto fazer uso dos conhecimentos adquiridos através de uma ligação com o fabricante de veículos elétricos Canoo, sediado na Califórnia.
Assista ao vídeo: https://youtu.be/iGy_G0L9moE
As empresas – juntamente com a marca irmã Kia
Hyundai – já anunciaram uma nova plataforma escalável para “permitir um
processo de desenvolvimento simplificado e normalizado” e, assim, “baixar o
preço dos veículos”.
Herrera não confirmou se esta plataforma
constituiria a base do rival Ami da Kia, mas insistiu que a sua empresa seria a
primeira a utilizar a tecnologia:
A ideia é ter uma
plataforma dedicada que possamos eventualmente partilhar com a Hyundai.
Quando poderá haver novidades Kia?
As palavras do responsável e o momento que
atravessamos não deixa uma informação clara de quando o pequeno carro elétrico
da Kia poderia ser lançado. Contudo, este poderá fazer parte da estratégia do
fabricante, o ‘Plan S’, que tinha
como objetivo lançar 11 carros elétricos até 2025.
Kia vai lançar mini carro elétrico com foco no
transporte individual.
Dada a sua importância relativa, há uma boa
possibilidade de Herrera e a sua equipa optarem por acelerar o projeto para o
revelarem já no próximo ano. Assim, com tal calendário, diríamos que poderia
ser posto à venda em 2022. (pplware)
Nenhum comentário:
Postar um comentário