A Electra Meccanica afirma que sua visão
peculiar de um automóvel visa a redefinir a categoria.
Ele é 100% elétrico como
um Tesla. Tem o preço de um Ford Fiesta. Tem um dos visuais
mais estranhos que você já viu – e pode simplesmente redefinir o conceito de
carro para o dia a dia.
No momento em que a General Motors se prepara para
fechar a fábrica perto de Toronto que deu início à indústria automotiva no
Canadá, há mais de um século, um novo modelo ganha forma em uma minúscula
instalação de produção nos arredores de Vancouver.
Conheça o Solo — um veículo
de um assento fabricado pela Electra Meccanica Vehicles que custa US$ 15.500.
Em dezembro, 5.000 unidades
estarão percorrendo as ruas de Los Angeles e mais 70.000 serão entregues nos
próximos dois anos na costa oeste dos EUA. A Electra Meccanica pode ter um
valor de mercado de apenas US$ 44 milhões, mas tem também US$ 2,4 bilhões em
pré-encomendas.
O peculiar triciclo pode até
servir de tábua de salvação para a condenada fábrica da General Motors em
Oshawa, Ontário, no Canadá, que deverá fechar neste ano e deixar 3.000
desempregados.
“Tivemos algumas discussões
em torno disso”, disse o CEO da Electra Meccanica, Jerry Kroll, acrescentando
que nenhuma decisão foi tomada. “Nada me faria mais feliz do que recontratar
todas aquelas pessoas, com um veículo desenhado e projetado no Canadá”.
Impulso elétrico
Fabricantes de automóveis
como Tesla, Nissan Motor e Volkswagen estão correndo para fabricar o carro do
futuro. Até o momento, elas produziram versões mais limpas e silenciosas, mas
mais caras, dos modelos que já rodam por aí. A rentabilidade tem sido difícil
de alcançar — muitas fabricantes provavelmente estão perdendo dinheiro em cada
unidade, mas vendem em busca de participação de mercado futura, segundo a
Bloomberg New Energy Finance.
A Electra Meccanica afirma
que sua visão peculiar de um automóvel visa a redefinir a categoria.
“A Tesla está fazendo um bom
trabalho em termos de fabricação de carros grandes — carros convencionais que
são elétricos”, diz Kroll, que trabalhou em sistemas de propulsão elétrica na
Nasa na Califórnia e fez amizade com os cofundadores da Tesla Marc Tarpenning e
Martin Eberhard.
“Esta
empresa está produzindo o carro que Elon Musk desejaria estar construindo”,
disse Kroll, em entrevista separada à Bloomberg Television. “É ótimo produzir
um carro de US$ 45.000, US$ 100.000 ou US$ 250.000. Mas para o grande público?
Um carro de US$ 15.000 capaz de fazer com que deixem de usar gasolina. Isso é
criativo”.
E qual é o desempenho?
O
modelo vai de zero a 60 milhas (97 quilômetros) por hora em oito segundos, não
muito diferente de um Porsche Cayenne. É recarregado em três horas, tem autonomia
de 160 quilômetros e atinge uma velocidade máxima de mais de 130 quilômetros
por hora. E consegue transportar o conteúdo de um carrinho de supermercado
totalmente carregado em compartimentos de armazenagem na frente e atrás.
(exame)
Nenhum comentário:
Postar um comentário