O evento contou ainda com um test-drive para que os convidados pudessem ter as primeiras impressões do novo elétrico. A reportagem experimentou a sensação por aproximadamente 30 quilômetros e, em breve, trará tudo o que o E-JS1 tem de bom — e também o que não funciona tão bem assim, mas isso é assunto para outro dia.
Voltando a falar sobre o lançamento em si, o preço anunciado realmente é o mais em conta no mercado de elétricos no país, até porque as montadoras por aqui ainda não oferecem muitas opções para o consumidor que quiser colaborar para zerar a emissão de gases poluentes no meio-ambiente. O E-JS1 custa bem menos, por exemplo, do que o Renault Zoe, equivalente da marca francesa, que sai por R$ 219.900 em sua versão completa.
De
acordo com o presidente da JAC Motors, Sérgio Habib, o modelo chinês é superior
e deve se tornar o elétrico mais vendido do Brasil. “É o carro elétrico mais
acessível do mercado brasileiro. O 2º mais barato é o Renault Zoe, que também é
compacto, mas o nosso custa R$ 70 mil a menos. E-JS1 será o carro elétrico mais
vendido do Brasil, não tenho dúvidas”, crava o executivo.
Motorização e autonomia
Boa parte da confiança de Habib em ver as vendas do E-JS1 emplacarem no país está no combo motorização/autonomia. De acordo com o executivo, o compacto agradará tanto ao usuário que quer ser ecologicamente correto e abandonar os veículos à combustão quanto aos que pensam pura e simplesmente em economizar, já que a gasolina está cada vez mais cara.
“Vendemos
um para um cliente que mora em Atibaia e ele vai economizar, só em gasolina, R$
3 mil por mês. O E-JS1 tem 300 quilômetros de autonomia. Isso significa que
você vai gastar 6 reais de energia para rodar 100 quilômetros. Seria o
equivalente a ter um carro que fizesse 100 quilômetros com um litro de
gasolina. Para quem roda mil quilômetros por mês, vai gastar, no máximo, R$ 60.
É muito pouco”, explica.
A
bateria, coração do carro elétrico, é de 30,2 kWh e feita de fosfato de
ferro-lítio, diferente das encontradas em outros modelos, de íons de lítio. A
proposta da JAC foi torná-las mais resistentes às variações de temperatura, com
a promessa de aguentar tanto o frio quanto o calor extremos sem perdas. Segundo
informações da montadora, no caso de uma emergência, é possível carregar entre
15% e 85% em pouco mais de uma hora nos postos de carregamento. Em casa, no
entanto, será preciso de um pouco mais de paciência: 11 horas dela, para ser
exato.
A
motorização do elétrico mais barato do Brasil oferece ao condutor 45 kW,
equivalentes a 62 cv, aparentemente suficientes para empurrar seus 1.180 kg
pelas ruas e avenidas do país. O pequeno E-JS1 carregou com ele o DNA
característico dos elétricos e que surpreende muitos pilotos de primeira
viagem: o torque de 15,3 kgfm. Para efeitos de comparação, o Up TSI, da
Volkswagen, por exemplo, tinha 17 kgfm de torque e sempre foi elogiado.
Apesar
do bom torque e uma autonomia satisfatória, o E-JS1 “nasceu” para ser um carro
urbano. Palavras do próprio presidente da JAC Motors. “Esse não é um carro de
estrada. Tem um monte de curso no acelerador, e não adianta pisar que ele
limita a 110 km/h”, admite.
De
acordo com o executivo, o melhor jeito de conduzir na estrada o compacto
elétrico ou qualquer outro modelo da linha é evitar o famoso “pé de chumbo”, ou
seja, evitar acelerar forte. Habib confirmou que o E-JS4 foi de São Paulo a
Curitiba com uma única carga, mas brinca: “Coloca um ovo cru debaixo do pedal.
Pisou muito [no acelerador], quebrou o ovo, não vai chegar. Não adianta”.
Design e acessórios
Em termos de design, ele traz justamente o DNA do iEV20, pois foi construído em cima da plataforma do J2, modelo que serviu de inspiração para o outro pequeno elétrico. A diferença é que a parte dianteira, principalmente por conta dos faróis, tem um “jeitão” de ID.3, apresentado pela Volkswagen no Salão de Frankfurt, há dois anos, mas que não desembarcou no Brasil por enquanto. A traseira, por sua vez, também ter um ar VW, e lembra bem o Up!
O acabamento interno, apesar de predominantemente de plástico duro, agrada nos outros pontos, como a presença dos bancos em couro de série. O E-JS1 tem central multimídia de 10,25 polegadas, ainda com comandos em mandarim (pois a versão apresentada não é a que será vendida por aqui), ar-condicionado digital, com boa sensibilidade ao toque, função auto-hold, freio de estacionamento eletrônico, câmbio automático com troca ao lado do volante e um toque surpreendente: carregador de celular por indução, que fica posicionado no espaço entre os bancos.
Disponibilidade
Se
está pensando em levar o JAC E-JS1, o carro elétrico mais barato do país para
casa, aqui vai um aviso: o tempo de espera não será curto. De acordo com Sérgio
Habib, já foram "pré-vendidos" mais de cem carros, mas nenhum foi
entregue até o momento.
O
executivo adianta ainda que algumas empresas já o procuraram com encomendas e
que chegaram até a "barganhar" por um preço mais barato — e inviável,
segundo ele. As que fecharam negócio, no entanto, também terão que esperar e
começarão a receber as unidades do novo carro elétrico da linha entre outubro e
novembro. (yahoo)
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