General Motors fez o carro
certo, pelo preço certo, com alcance suficiente, no lugar certo, na hora certa.
O minúsculo elétrico custa 10 vezes menos que o modelo americano e faz Tesla
tremer.
Após sucesso absoluto em suas
mãos, com o Mini EV, que se tornou o carro elétrico mais vendido na China,
devido, majoritariamente, ao preço inicial de cerca de US$ 4.500, a joint
venture Saic-GM, que fabrica e vende automóveis das marcas Chevrolet, Buick e
Cadillac na China Continental, teve a ideia de aproveitar esse sucesso para
bombar as vendas de um carro ainda mais barato, o Wuling NanoEV, que deverá
custar o equivalente a US$ 3100 ou R$ 17.000 ao câmbio atual. O minúsculo
veículo foi uma aposta ousada da General Motors para um nicho de mercado
estranho, em que coisas que copiam a identidade de produtos famosos ganham
notoriedade pela clonagem explícita, como é o caso recém anunciado pelo Click
Petróleo e Gás, em que uma montadora chinesa clonou a icônica Kombi da Volkswagen,
logo após fabricar descaradamente uma cópia elétrica do Fusca.
Há muito mais no charme e
sucesso deste carro, que oferece exatamente o que os consumidores querem e nada
que não querem. Em apenas alguns meses, o Wuling Hong Guang Mini EV, revelado
pela General Motors na China, em agosto de 2020, tornou-se um dos veículos
elétricos mais vendidos no país. O carro pequeno alcançou tanta popularidade
que é comparado como igual ao Tesla Model 3.
No caso do Mini EV, a
proposta era de um mini carro urbano despretensioso e com preço bem baixo, como
esse segmento adota. Os US$ 4.500 (R$ 22.710, dez vezes menos que o produto da
Tesla) enaltecidos pela imprensa global não são nada perto do que há por lá,
mas o Hong Guang tem um diferencial.
O carrinho tem 2,50 m de
comprimento, 1,60 m de entre eixos, 1,52 m de largura e 1,61 m de altura. É tão
pequeno quanto o Baojun, mas é mais fraco. Em vez de 39 cv e 11 kgfm, tem 33 cv
e 8,5 kgfm. A bateria tem a mesma capacidade, 28 kWh, e garante autonomia de
305 km no ciclo NEDC, que costuma ser otimista. Com 860 kg, sua velocidade
máxima é de 100 km/h.
GM simplesmente viu 270.000
unidades serem vendidas em apenas nove meses. Com sede em Liuzhou, a Wuling
está botando as mangas de fora com outros produtos que serão de alcance global
e o Mini EV se aproveita disso também.
Confira baixo o carro elétrico mais barato do mundo!
Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ugaJgs7leFI&t=5s
O Mini EV faz tanto sucesso
na China que a General Motors quer comercializá-lo na Europa
Com a Shanghai-GM por trás, o
Mini EV significa que não é um clone sem qualidade, feito por uma montadora
rústica do interior da China, mas sim um player pronto até para ir além das
fronteiras do país.
A ambição da divisão chinesa
é atingir 1,2 milhão de unidades vendidas em 2022! Isso é quase como todas as
montadoras de elétricos do país em 2020.
Com vendas 100% online, a
marca chinesa fala diretamente com os clientes, ouvindo os consumidores e
fabrica o que eles querem, como a versão Macaron (cores alusivas a frutas e
doces), enquanto oferece 20 cores e um monte de adesivos para personalização,
inexistente nas marcas tradicionais.
Tal é o entusiasmo que a SAIC
e a General Motors têm pelo seu sucesso que querem comercializá-lo na Europa.
Para isso, eles já estão em negociações com uma empresa na Letônia para
alcançar custos competitivos de fabricação.
Indo nesse caminho, o Mini EV
é um sério candidato a carro elétrico mais vendido do mundo, que custa 10 vezes
menos que o modelo americano, o que faz Tesla tremer.
Montadora chinesa clona a
icônica Kombi da Volkswagen, logo após fabricar descaradamente uma cópia
elétrica do Fusca.
A indústria chinesa ainda não
abandonou alguns velhos hábitos, e a multinacional Volkswagen não ficou nem um
pouco lisonjeada com a fabricante de carros elétricos ORA, que faz parte do
grupo Great Wall Motors. A marca apresentou recentemente um clone do Fusca no
Salão do Automóvel de Xangai. Nomeado de ORA Punk Cat, o veículo tem os mesmos
traços do icônico carro da montadora VW. Como se não bastasse, outra montadora
chinesa, a SongSang Motors, fez o clone da icônica Kombi, será que vai dar
“pano para manga”?
A montadora chinesa lançou um novo modelo inspirado em um já existente. Neste caso é a SongSang Motors que apresentou o SS Summer, uma van com design retrô claramente baseado na Volkswagen Kombi ou Tipo 2, conforme pode ser visto abaixo.
Clonaram a Kombi na China
Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Obi4hkdsfw0.
(clickpetroleoegas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário