De resto e ainda sobre estes
números, importa referir que, o último mês de agosto, nem sequer foi o melhor
mês de sempre para os EV e PHEV, mas apenas o segundo melhor. Facto que, ainda
assim, não impediu que fosse o primeiro mês em que este tipo de motorizações
conseguiu ultrapassar os Dieseis.
Carros elétricos e híbridos já superam 35% das vendas na Europa.
Aliás, e para se ter uma ideia mais precisa sobre o percurso já feito pelos EV e PHEV, só entre janeiro e agosto, este tipo de motorizações já vendeu um total de 1,32 milhões de viaturas. Ao passo que, no mesmo período de 2020, as vendas não tinham ido além dos 158.300 veículos.
ID.3 e Kuga na frente das
respectivas corridas
Quanto a modelos, o mais
vendido, em agosto, foi o Volkswagen ID.3, repetindo, assim, uma liderança que
já tinha conseguido em julho. Sendo que, no segundo lugar e a não muita
distância, ficou o americano Tesla Model 3, seguido de outro elétrico
Volkswagen – o ID.4.
Já entre os PHEV, liderança do Ford Kuga, mesmo com uma queda de 26% nas vendas face ao resultado obtido no mês homólogo de 2020. Surgindo, logo a seguir, outro SUV, o Mercedes GLC, e, no terceiro lugar, um sedan: o BMW Série 3 PHEV.
Novas regras de emissões podem decretar fim dos carros a combustão na União Europeia.
União Europeia quer fim de
carros gasolina e diesel em 2035.
Legislação do bloco vai
fortalecer oferta de pontos de recarga para carros elétricos.
Gasolina continua a reinar
Apesar da meritória prestação
dos EV e PHEV, no mercado europeu, em agosto, a verdade é que os resultados
destas motorizações mantêm-se ainda distantes do desempenho conseguido pelos
motores de combustão a gasolina. Os quais, apesar da tendência de queda que têm
vindo a protagonizar, continuam reunindo a maioria das preferências dos
consumidores do Velho Continente, com 56% quota, só em agosto/21.
Relativamente a modelos,
mérito para o novo Dacia Sandero, que terminou agosto como a proposta mais
vendida, pelo segundo mês consecutivo. Resultado que também torna o modelo
romeno o quinto mais vendido, até ao momento, em 2021.
No segundo lugar, surge o eterno Volkswagen Golf, o qual continua a revelar uma tendência de queda, em comparação com anos anteriores e depois de já ter passado pelo primeiro lugar, em 2021.
Vendas de elétricos da Volkswagen triplicaram em 2020.
Mercado europeu continua em
queda
Finalmente e no que ao
mercado diz respeito, uma tendência de queda, acima dos dois dígitos, pelo
segundo mês consecutivo, facto que, ainda assim, não impede que o Velho
Continente some já e desde janeiro, números bem mais positivos do que em
idêntico período de 2020 – 8.095.419 é o número de veículos já comercializados
este ano, contra os 7.192.839 em idêntico período de 2020.
Já no que diz respeito,
apenas e só, ao mês de agosto, um total de 713.714 unidades transacionadas, ou
seja, menos 18% que no período homólogo de 2020; menos 33% que em agosto de
2019; mas também o pior mês de agosto, desde 2014.
Entre as razões que
contribuem para este declínio, surgem os problemas de fornecimento de chips
para a indústria automóvel e que tem levado muitos condutores a virarem-se para
o mercado de usados, defende a JATO Europe. (biodieselbr)
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