terça-feira, 12 de outubro de 2021

Comparativo: 208 e-GT, 500e, Zoe e Cooper SE dão choque de realidade

Os novos elétricos compactos, que estão chegando agora, têm grandes diferenças. Mas todos, cada um à sua maneira, buscam conquistar seu espaço no mercado.
Lançamentos têm predicados diferentes, mas propostas e preços semelhantes.

Mais do que a grande quantidade de novos elétricos no Brasil, que inspirou esta edição, a chegada quase que simultânea de quatro fortes oponentes foi o cenário perfeito para um embate.

Primeiro do quarteto a chegar, o Zoe é vendido em duas versões, a Zen, de R$ 204.990, e a Intense, que participa deste comparativo e sai por R$ 229.990. O Mini Cooper veio em seguida, com três níveis que vão de R$ 239.990 a R$ 269.990.

A versão escolhida foi a intermediária, batizada de Top, e que custa R$ 264.999. O Fiat 500e também já está à venda no Brasil. Em versão única, a Icon, o italiano sai por R$ 239.990. Já o Peugeot 208 e-GT só chegarão ao final de setembro/21 e, até o fechamento desta edição, não tinha preço definido.

Os novos hatches movidos a eletricidade se aproximam por dimensões semelhantes, o divertido torque instantâneo, visual diferenciado e alto nível de tecnologia – o que ajuda a elevar os preços.

No caso do comparativo, os modelos custam entre R$ 200.000 e R$ 270.000. Além disso, eles chegam com diferentes propostas que mexem com o emocional de seus potenciais compradores – que só poderão procurar por eles em lojas específicas de cada uma das marcas.

Mesmo que a realidade da eletrificação ainda esteja distante para a maior parte dos brasileiros, estes são os modelos que representarão a linha de frente da tecnologia, a vanguarda que fará o primeiro contato com as pessoas nas ruas (do Sudeste do país, principalmente).

Feitas as apresentações, vamos ao comparativo. Entre esportivos e citycars, qual elétrico leva a melhor?

4º – Mini Cooper SE

Versão elétrica se diferencia pelos logos e demais detalhes amarelos.

De cara, dá para dizer que o Mini é o mais sofisticado entre os modelos deste comparativo. O hatch tem acabamento exemplar, com materiais emborrachados por todos os lados e ótimos arremates das peças, sem vãos exagerados ou rebarbas.

Os bancos vão pelo mesmo caminho e podem variar no revestimento. Na unidade avaliada, eles eram de couro com detalhes laterais em Alcantara. Por fora ele mantém o clássico visual dos Mini, mas se diferencia por detalhes em amarelo e rodas com desenho nada convencional e, claro, controverso.

Painel do Mini tem ótimo acabamento e estilo de sobra, marcado pelos elementos circulares espalhados pela cabine.

O painel do modelo é sua marca registrada com o grande círculo central iluminado, que pode mudar de cor de acordo com o modo de condução e ou de alguma função selecionada. No meio do círculo fica a central multimídia, compatível apenas com Apple CarPlay, que pode se conectar sem fio. Não ter o Android Auto é uma decisão um tanto equivocada.

Ele também se destaca em tecnologia e nível de equipamentos, com faróis de LED, assistente de estacionamento, head-up display, sistema de som Harman-Kardon, serviço de concierge e teto solar panorâmico. Já espaço não é uma das virtudes do Mini, embora as dimensões internas sejam melhores que as do 500e. O porta-malas, por exemplo, tem 211 litros – contra 185 litros do 500e.

Não dá para colocar defeito no desempenho do modelo, que tem o motor mais forte do quarteto: são 184 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. Eles levam o britânico de 0 a 100 km/h em 7,4 s e garantem retomadas rápidas. O grande problema está na autonomia, com alcance de apenas 234 km. Na prática, esse número só é alcançado com certo esforço para poupar a bateria, que parece esvaziar mais rápido do que deveria.

O rodar desconfortável para centros urbanos e a baixa autonomia, que não permite escapadas mais longas com o risco de não ter bateria para voltar, deixam o Mini Cooper elétrico em último lugar no comparativo.

Mini S E

Estilo clássico do Mini permanece e só os mais atentos notarão o logo da versão e a ausência do escapamento Fernando Pires/Quatro Rodas

Ficha Técnica – Mini Cooper S E

Motor: elétrico, dianteiro, 184 cv, 27,5 kgfm

Câmbio: automático, 1 marcha, tração dianteira

Suspensão: independente, McPherson (diant.), multilink (tras.)

Freios: disco nas quatro rodas Pneus: 205/45 R17

Dimensões: comprimento, 385 cm; largura, 172,7 cm; altura, 143,2 cm; entre-eixos, 249,5 cm; porta-malas, 211 l; peso, 1.365 kg

Autonomia: 234 km

Teste de desempenho – Mini Cooper S E

Aceleração:

0 a 100 km/h: 7,4 s

0 a 1.000 m: 30 s – 150,5 km/h

Velocidade Máxima:

150 km/h

Retomada:

D 40 a 80 km/h: 2,9 s

D 60 a 100 km/h: 3,8 s

D 80 a 120 km/h: 4,8 s

Frenagens:

60/80/120 km/h -14/25,3/58,4 m

Ruído Interno

Neutro/rpm máx.: -/- dBA

80/120 km/h: 67/70,7 dBA

Consumo:

Urbano: 7,7 km/kWh

Rodoviário: 6,5 km/kWh

Aferição

Velocidade real a 100 km/h: 98 km/h

Rotação do motor a 100 km/h: –

Seu bolso

Preço básico: R$ 264.999

Garantia: 3 anos

Concessionárias: 22

3º – Renault Zoe

Traseira mantém linhas das antigas gerações; a pintura, chamada de Verde Oceano, varia entre tons de verde e azul, de acordo com a incidência de luz.

Ficha Técnica – Fiat 500e

Motor: elétrico, dianteiro, 118 cv, 22,4 kgfm

Câmbio: automático, 1 marcha, tração dianteira

Suspensão: indep., McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)

Freios: disco (diant.), tambor (tras.)

Pneus: 195/55 R16

Dimensões: comprimento, 363,1 cm; largura, 168,3 cm; altura, 152,7 cm; entre eixos, 232,2 cm; porta-malas, 185 l; peso, 1.352 kg

Autonomia: 320 km

FIAT 500E

Mesmo sendo o menos potente, o 500e tem desempenho superior ao do Zoe Fernando Pires/Quatro Rodas

Teste de desempenho – Fiat 500e

Aceleração:

0 a 100 km/h: 8,7 s

0 a 1.000 m: 31,2 s – 147,7 km/h

Velocidade Máxima: 150 km/h

Retomada:

D 40 a 80 km/h: 3,5 s

D 60 a 100 km/h: 4,6 s

D 80 a 120 km/h: 6 s

Frenagens:

60/80/120 km/h -14/25,8/59 m

Ruído Interno

Neutro/rpm máx.: -/- dBA

80/120 km/h: 61,5/70,4 dBA

Consumo:

Urbano: 6,4 km/kWh

Rodoviário: 6,2 km/kWh

Aferição

Velocidade real a 100 km/h: 98 km/h

Rotação do motor a 100 km/h: –

Seu bolso

Preço básico: R$ 239.990

Garantia: 3 anos

Concessionárias: 520

1º – Peugeot 208 e-GT

Dono do desenho mais atraente, o 208 chama atenção Fernando Pires/Quatro Rodas

Prometido ao Brasil há um ano, o 208 e-GT finalmente chegará por aqui no fim de setembro. Por isso, ele é o único sem preço definido até o fechamento desta edição – a estimativa é de que o modelo custe cerca de R$ 260.000, valor próximo da versão intermediária do Mini Cooper S E.

O preço alto é justificado pelos níveis de acabamento e tecnologia, além da diversão que esse francês importado da Eslováquia pode proporcionar ao condutor.

O 208 se propõe a oferecer uma nova experiência visual com desenhos atraentes por dentro e por fora. Na parte de fora, ele se diferencia das versões a combustão com belas rodas de 17 polegadas, arcos pretos nos para-lamas, luz de neblina traseira e grade com traços na cor da carroceria. (quatrorodas.abril)

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