Mais do que a grande
quantidade de novos elétricos no Brasil, que inspirou esta edição, a chegada
quase que simultânea de quatro fortes oponentes foi o cenário perfeito para um
embate.
Primeiro do quarteto a
chegar, o Zoe é vendido em duas versões, a Zen, de R$ 204.990, e a Intense, que
participa deste comparativo e sai por R$ 229.990. O Mini Cooper veio em
seguida, com três níveis que vão de R$ 239.990 a R$ 269.990.
A versão escolhida foi a
intermediária, batizada de Top, e que custa R$ 264.999. O Fiat 500e também já
está à venda no Brasil. Em versão única, a Icon, o italiano sai por R$ 239.990.
Já o Peugeot 208 e-GT só chegarão ao final de setembro/21 e, até o fechamento
desta edição, não tinha preço definido.
Os novos hatches movidos a
eletricidade se aproximam por dimensões semelhantes, o divertido torque
instantâneo, visual diferenciado e alto nível de tecnologia – o que ajuda a
elevar os preços.
No caso do comparativo, os
modelos custam entre R$ 200.000 e R$ 270.000. Além disso, eles chegam com
diferentes propostas que mexem com o emocional de seus potenciais compradores –
que só poderão procurar por eles em lojas específicas de cada uma das marcas.
Mesmo que a realidade da
eletrificação ainda esteja distante para a maior parte dos brasileiros, estes
são os modelos que representarão a linha de frente da tecnologia, a vanguarda
que fará o primeiro contato com as pessoas nas ruas (do Sudeste do país,
principalmente).
Feitas as apresentações,
vamos ao comparativo. Entre esportivos e citycars, qual elétrico leva a melhor?
4º – Mini Cooper SE
Versão elétrica se diferencia pelos logos e demais detalhes amarelos.
De cara, dá para dizer que o
Mini é o mais sofisticado entre os modelos deste comparativo. O hatch tem
acabamento exemplar, com materiais emborrachados por todos os lados e ótimos
arremates das peças, sem vãos exagerados ou rebarbas.
Os bancos vão pelo mesmo caminho e podem variar no revestimento. Na unidade avaliada, eles eram de couro com detalhes laterais em Alcantara. Por fora ele mantém o clássico visual dos Mini, mas se diferencia por detalhes em amarelo e rodas com desenho nada convencional e, claro, controverso.
Painel do Mini tem ótimo acabamento e estilo de sobra, marcado pelos elementos circulares espalhados pela cabine.
O painel do modelo é sua
marca registrada com o grande círculo central iluminado, que pode mudar de cor
de acordo com o modo de condução e ou de alguma função selecionada. No meio do
círculo fica a central multimídia, compatível apenas com Apple CarPlay, que
pode se conectar sem fio. Não ter o Android Auto é uma decisão um tanto
equivocada.
Ele também se destaca em tecnologia e nível de equipamentos, com faróis de LED, assistente de estacionamento, head-up display, sistema de som Harman-Kardon, serviço de concierge e teto solar panorâmico. Já espaço não é uma das virtudes do Mini, embora as dimensões internas sejam melhores que as do 500e. O porta-malas, por exemplo, tem 211 litros – contra 185 litros do 500e.
Não dá para colocar defeito no desempenho do modelo, que tem o motor mais forte do quarteto: são 184 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. Eles levam o britânico de 0 a 100 km/h em 7,4 s e garantem retomadas rápidas. O grande problema está na autonomia, com alcance de apenas 234 km. Na prática, esse número só é alcançado com certo esforço para poupar a bateria, que parece esvaziar mais rápido do que deveria.
O rodar desconfortável para centros urbanos e a baixa autonomia, que não permite escapadas mais longas com o risco de não ter bateria para voltar, deixam o Mini Cooper elétrico em último lugar no comparativo.
Mini S E
Estilo clássico do Mini
permanece e só os mais atentos notarão o logo da versão e a ausência do
escapamento Fernando Pires/Quatro Rodas
Ficha Técnica – Mini Cooper S
E
Motor: elétrico, dianteiro,
184 cv, 27,5 kgfm
Câmbio: automático, 1 marcha,
tração dianteira
Suspensão: independente,
McPherson (diant.), multilink (tras.)
Freios: disco nas quatro
rodas Pneus: 205/45 R17
Dimensões: comprimento, 385
cm; largura, 172,7 cm; altura, 143,2 cm; entre-eixos, 249,5 cm; porta-malas,
211 l; peso, 1.365 kg
Autonomia: 234 km
Teste de desempenho – Mini Cooper S E
Aceleração:
0 a 100 km/h: 7,4 s
0 a 1.000 m: 30 s – 150,5
km/h
Velocidade Máxima:
150 km/h
Retomada:
D 40 a 80 km/h: 2,9 s
D 60 a 100 km/h: 3,8 s
D 80 a 120 km/h: 4,8 s
Frenagens:
60/80/120 km/h -14/25,3/58,4
m
Ruído Interno
Neutro/rpm máx.: -/- dBA
80/120 km/h: 67/70,7 dBA
Consumo:
Urbano: 7,7 km/kWh
Rodoviário: 6,5 km/kWh
Aferição
Velocidade real a 100 km/h:
98 km/h
Rotação do motor a 100 km/h:
–
Seu bolso
Preço básico: R$ 264.999
Garantia: 3 anos
Concessionárias: 22
3º – Renault Zoe
Traseira mantém linhas das antigas gerações; a pintura, chamada de Verde Oceano, varia entre tons de verde e azul, de acordo com a incidência de luz.
Ficha Técnica – Fiat 500e
Motor: elétrico, dianteiro, 118 cv, 22,4 kgfm
Câmbio: automático,
1 marcha, tração dianteira
Suspensão: indep., McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco (diant.), tambor (tras.)
Pneus: 195/55 R16
Dimensões: comprimento, 363,1 cm; largura, 168,3 cm; altura, 152,7 cm; entre
eixos, 232,2 cm; porta-malas, 185 l; peso, 1.352 kg
Autonomia: 320 km
FIAT 500E
Mesmo sendo o menos potente,
o 500e tem desempenho superior ao do Zoe Fernando Pires/Quatro Rodas
Teste de desempenho – Fiat
500e
Aceleração:
0 a 100 km/h: 8,7 s
0 a 1.000 m: 31,2 s – 147,7
km/h
Velocidade Máxima: 150 km/h
Retomada:
D 40 a 80 km/h: 3,5 s
D 60 a 100 km/h: 4,6 s
D 80 a 120 km/h: 6 s
Frenagens:
60/80/120 km/h -14/25,8/59 m
Ruído Interno
Neutro/rpm máx.: -/- dBA
80/120 km/h: 61,5/70,4 dBA
Consumo:
Urbano: 6,4 km/kWh
Rodoviário: 6,2 km/kWh
Aferição
Velocidade real a 100 km/h:
98 km/h
Rotação do motor a 100 km/h:
–
Seu bolso
Preço básico: R$ 239.990
Garantia: 3 anos
Concessionárias: 520
1º – Peugeot 208 e-GT
Dono do desenho mais atraente, o 208 chama atenção Fernando Pires/Quatro Rodas
Prometido ao Brasil há um
ano, o 208 e-GT finalmente chegará por aqui no fim de setembro. Por isso, ele é
o único sem preço definido até o fechamento desta edição – a estimativa é de
que o modelo custe cerca de R$ 260.000, valor próximo da versão intermediária
do Mini Cooper S E.
O preço alto é justificado
pelos níveis de acabamento e tecnologia, além da diversão que esse francês
importado da Eslováquia pode proporcionar ao condutor.
O 208 se propõe a oferecer
uma nova experiência visual com desenhos atraentes por dentro e por fora. Na
parte de fora, ele se diferencia das versões a combustão com belas rodas de 17
polegadas, arcos pretos nos para-lamas, luz de neblina traseira e grade com
traços na cor da carroceria. (quatrorodas.abril)
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